Quinta, 02/12/2021
Joinville - SC

Florianópolis e Jaraguá entre as 10 cidades mais competitivas do Brasil

novembro 23, 2021
Florianópolis e Jaraguá entre as 10 cidades mais competitivas do Brasil
Compartilhar
Ouvir publicação

Florianópolis e Jaraguá do Sul aparecem com destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios do Brasil, iniciativa do CLP – Centro de Liderança Pública, divulgado nesta segunda-feira, dia 22. O ranking tem como objetivos incentivar a competitividade positiva entre os municípios, no desenvolvimento de políticas públicas e na atração de investimentos.

Em sua segunda edição, o Ranking de Municípios traz Barueri e São Caetano do Sul, ambas em São Paulo, como as cidades mais competitivas do País. Santa Catarina está representa por Florianópolis, na terceira colocação, e  Jaraguá do Sul como décima posicionada entre os 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, correspondendo a 59,75% da população brasileira (126,52 milhões de habitantes), de acordo com a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019.

O município de Barueri (SP) se destaca como o mais competitivo do país seguido por  São Caetano do Sul (SP), Florianópolis (SC), São Paulo (SP),  Vitória (ES) e Curitiba (PR). A novidade é que a capital catarinense ultrapassou a capital paulista e agora figura no top-3 do levantamento, enquanto Vitória (ES) roubou uma colocação de Curitiba (PR). Por outro lado, as cinco piores cidades seguem localizadas no estado do Pará, respectivamente: Moju, Breves, Tailândia, Tucuruí e Cametá.

Todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e 3 dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros – instituições, sociedade e economia. Os pilares são: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

O município que mais cresceu em relação ao levantamento do ano passado foi Macaé (RJ), subindo da 264ª para a 133ª colocação. Em São Paulo, as cidades de Ourinhos e Mairiporã também apresentaram crescimento relevante. A primeira, foi da 148ª para a 84ª colocação , enquanto a outra da 269ª para a 210ª posição. Fora do eixo Sul-Sudeste, as cidades que mais apresentaram evolução são do estado de Roraima: Ji-Paraná e Vilhena. A primeira saiu da 282ª para a 196ª, enquanto a segunda foi da 306ª para a 250ª posição.

Região Sul mostra bom desempenho

A região Sul apresenta quatro entre os dez municípios com melhor desempenho no ranking geral: Florianópolis (SC), na 3ª colocação, Curitiba (PR), na 6ª colocação e Porto Alegre (RS), que subiu duas posições na tabela e agora é a 8ª.

O relatório divulgado pelo CLP destaca: chama atenção o desempenho de Jaraguá do Sul (SC), 10ª colocada, que melhorou expressivas 18 posições.

Confira o Ranking

Barueri (SP)
São Caetano (SP)
Florianópolis (SC)
São Paulo (SP)
Vitória (ES)
Curitiba (PR)
Santana da Parnaíba (SP)
Porto Alegre (RS)
Campinas (SP)
Jaraguá do Sul (SC)

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block