Sexta, 01/07/2022
Joinville - SC

Fim de maio com geada e chance de precipitação invernal no Sul

maio 30, 2022
Fim de maio com geada e chance de precipitação invernal no Sul
Compartilhar
Ouvir publicação

O fim de maio e o início de junho de 2022 serão frios e com muita umidade na maior parte do Sul do Brasil. A passagem de uma nova frente fria nos próximos dias provoca chuva e traz mais frio de origem polar para a Região. Mas desta vez, o frio mais intenso será para os gaúchos e para a serra catarinense. A queda da temperatura começa a ser sentida nesta segunda-feira e maio termina com chance de geada e de precipitação invernal no Sul do Brasil.

Precipitação invernal
A precipitação invernal (ou de inverno) é aquela associada com uma atmosfera muito fria e úmida. A neve é um dos tipos de precipitação de inverno, mas podemos ter também chuva congelada ou chuva congelante.

                                        O infográfico explica a ocorrência de cada tipo de precipitação de inverno

No dia 31 de maio, terça-feira, a condição de muita umidade e atmosfera bastante fria será novamente observada na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Temperaturas entre 0°C e 5°C devem ser observadas nos pontos mais altos destas regiões e até um pouco abaixo de 0°C, em pequenas áreas.

Nesta situação, não se poderia descartar a possibilidade de ocorrência de algum tipo de precipitação invernal no fim da tarde e na noite do dia 31 de maio de 2022.

Pouca chance de neve
A chance de nevar é baixa, não se compara às condições atmosféricas super favoráveis que foram observadas entre os dias 17 e 18 de maio. Porém, desta vez poderia ocorrer outro tipo de precipitação de inverno como chuva congelada.

Esta possibilidade de precipitação invernal está sendo considerada somente para regiões mais elevadas das serras gaúcha e catarinense e apenas para o dia 31 de maio. climatempo.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block