Quinta, 23/09/2021
Joinville - SC
Compartilhar
Ouvir publicação

Seria coincidência apenas ou algo previsível este movimento que temos visto na cidade de Joinville, com obras por todos os lados de asfaltamento em pleno ano eleitoral?

Lembro que, em 2016, ano eleitoral e de reeleição da atual gestão municipal, algo muito semelhante ocorria na cidade e que chamava muito a atenção do povo, com movimento até noturno em nossos bairros de obras, coisa que não se via anos anteriores, mas deve ser coincidência que agora, chegando perto das eleições de 2020, novamente aparecem estes tipos de ações.

Depois de anos sofrendo a população com buracos nas ruas, do centro aos bairros, eis que, de repente, feito uma FADA ENCANTADA DO ASFALTO, começam a surgir ruas asfaltadas, ou maquiadamente asfaltadas, sendo como padrinhos diversos personagens na internet, coincidentemente candidatos a reeleição na câmara de vereadores ou que buscam por tal, além da prefeitura, muitos desmascarados nas redes sociais pelo oportunismo de tirarem fotos ao lado das obras dizendo que estão fiscalizando.

Entre os vários exemplos surpreendentes, temos este aqui de minha busca jornalística, que uso para ilustrar, sendo numa rua do bairro Vila Nova. Entrevistando moradores a respeito, disseram para mim que metade da rua foi calçada somente e em média de um ano atrás, pois os demais não fecharam acordo para pagar o calçamento. Mas parece que a FADA DO ASFALTO resolveu passar por lá e asfaltar, depois de meses e de GRAÇA, sendo grande parde da rua que não recebeu calçamento pago pelos demais moradores.

Mesmo que não fosse a questão de asfaltar de fato ou algo preventivo, ou sendo um asfalto fresado ou afim para melhora da via, mas por encanto, de uma hora para outra, depois de anos, eis que aparecem a solução? e de graça e numa rua sem movimento, sem passagem de ônibus e sem saída? Qual o critério usado para tal?

O que me chama a atenção, bem como dos moradores da localidade, é que o asfalto foi de GRAÇA e jogado sobre a rua de barro, sem preparo das demais camadas, sendo claramente que terá vida curta e logo começará a rachar, pois não precisamos ser engenheiros para saber que asfalto não se coloca desta maneira, sendo um desperdício do dinheiro público, sem a tubulação atualizada e tudo o mais.

O que parece, como está ocorrendo em diversas outras localidades da cidade, que se busca somente animar o povo com esta novidade e sonho da maioria, que é ter a rua asfaltada, e com algum intuito para além de melhorias de fato, tanto que esta rua em questão é uma via sem saída e muito menos tem movimento de carros, e ainda menos passa transporte público.

Será que teremos padrinhos desta obra no Vila Nova que pretendem se reeleger na Câmara de Vereadores ou fazer parte dela?

Rua Santa Catarina é outra obra que está causando transtornos diversos pois, de uma hora para outra, resolveram asfaltar, assim como fizeram com a Blumenau, a XV de Novembro no Vila Nova, no centro da cidade e em diversos outros lugares. Mas enquanto isso, passamos praticamente 8 anos tentando sobreviver e danificar menos possível nossos carros com a buraqueira famosa.

Aqui destaco que, desde 2012 até ano passado, durante a gestão atual da prefeitura, eu tive, nada mais e nada menos, que sete vezes o pneu do carro rasgado nos buracos das ruas da cidade, e até pneus novos, que tive que comprar outros. Um destes casos foi na rua principal do bairro Fátima, onde o borracheiro afirmou que eu era o décimo quinto que teve o pneu rasgado no mesmo buraco somente naquele dia.

Um outro exemplo de caos total é a Rua Copacabana, um verdadeiro exercício de autocontrole emocional ter que passar por esta rua, bem como a que liga a final desta rua com a Rua Santa Catarina. Governo municipal em jogo com governo estadual sobre esta rua, pois pertence as duas, mas é o mesmo povo e, mesmo o municipal namorando tanto o atual estadual, não chegou num acordo até hoje?

Nem sempre o que reluz é ouro e o eleitor precisa ficar atento a isso, para que depois não fica pagando o preço da confusão conceitual por mais 4 anos.

Confesso que me sinto confuso, pois realmente não acreditava em FADAS, mas parece que realmente existe a tal FADA ENCANTADA DO ASFALTO e, pelo que estamos entendendo, ela somente aparece em Joinville de 4 em 4 anos e sempre antes do movimento das urnas, quando temos eleição para prefeito e vereadores. Mas deve ser coincidência isso tudo… deve ser… abaixo posto o vídeo que gravei no Vila Nova.

(by Carlos Alberto Hang, jornalista SC03991)

 

Block