Quinta, 23/09/2021
Joinville - SC

Exposição sobre o legado de Victor Kursancew pode ser conferida on-line

agosto 12, 2021
Exposição sobre o legado de Victor Kursancew pode ser conferida on-line
Compartilhar
Ouvir publicação

 

A Galeria Municipal de Arte, anexa à Casa da Cultura, disponibilizou on-line o catálogo da exposição “Um século de inspiração: O legado cultural de Victor Kursancew para Joinville, apresentado na arte postal”. O material pode ser conferido no site da Prefeitura de Joinville, ou diretamente no link bit.ly/UmSeculoInspiracao.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

A exposição ficou em cartaz na galeria entre maio e julho deste ano e marcou a reabertura do espaço para o público depois do fechamento devido à pandemia. Foram expostas cerca de 120 obras que transitavam entre diferentes técnicas, desde desenho e pintura até fotografia e gravura, todas no formato de arte-postal.

A disponibilização do catálogo faz parte do projeto que iniciou em 2019 com a celebração do centenário do artista Victor Kursancew.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

 

No material, de 64 páginas, os amantes da arte poderão conferir textos com explicações de todas as fases do projeto, desde a concepção, com os recortes curatoriais, até as imagens da montagem da exposição física e também fotografias das obras e detalhes dos materiais e artistas participantes. O catálogo foi organizado pelas servidoras que atuam na Galeria, Soraia Silva e Isadora Terranova.

Victor Kursancew, que dá nome à Galeria Municipal de arte da Casa da Cultura, era polonês e veio para o Brasil em 1949. Viveu no Rio de Janeiro e em Rio Negrinho antes de chegar a Joinville em 1952.

Aqui, foi um dos fundadores da Escola de Artes da Casa da Cultura, onde atuou como professor de desenho e pintura. A galeria foi fundada em 1982, dois anos após a morte do artista.

Participe das PROMOÇÕES do AJ no You Tube – Clique aqui e se inscreva

Block