Sexta, 01/07/2022
Joinville - SC

Exposição de orquídeas Labiata Show continua neste domingo, em Joinville

março 13, 2022
Exposição de orquídeas Labiata Show continua neste domingo, em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

A Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao) convida a comunidade joinvilense a prestigiar o Labiata Show, evento que teve início no sábado (12) e continua neste domingo (13), das 9 às 20 horas, na sede da Ajao, que fica na subida do Mirante (rua Saguaçu, 212). Lembrando que a entrada é gratuita, o espaço conta com área coberta e opções de gastronomia.

“A exposição de orquídeas, sobretudo da espécie Labiata, que floresce justamente nessa época do ano, está deslumbrante. E não basta ver, é preciso apreciar o perfume que elas exalam”, enfatiza a diretora social da agremiação, Asta Körner. “O Labiata Show é uma forma que encontramos de presentear a cidade, que completa 171 anos”, complementa a representante da Ajao, destacando que a exposição faz parte do calendário da Prefeitura de Joinville de eventos alusivos ao aniversário da cidade.

Além da exposição, com mais de 300 orquídeas, 50 plantas ornamentais e 7 bonsais, o evento conta com venda de orquídeas, flores e plantas ornamentais, e há também um coreto onde são realizadas atrações culturais. Já passaram por esse palco, no sábado (12), a Banda do 62° Batalhão de Infantaria e o Grupo do Flashback Joinville, que animou o público com passinhos embalados por hits dos anos 80. No domingo (13), estão previstas oficinas de cultivo (às 10 horas e às 16 horas), apresentação do Grupo Sois (16) e da banda de bandoneon Kinderband (às 17 horas). Além disso, às 18 horas, está prevista a entrega oficial dos troféus às plantas campeãs.

 

Consideradas plantas de excelência, as campeãs em nove categorias foram eleitas em um julgamento criterioso, que foi realizado na noite de sexta-feira (11), e já estão em exposição no pódium. O Destaque Especial foi a Cattleya Híbrida (C. Labiata x C. Trianae), do sócio da Círculo de Orquidófilos Regional de Timbó (CORT, de Timbó), João Hellmann, que também venceu na categoria Labiata.

Uma curiosidade sobre a espécie Labiata é que ela é conhecida como a Rainha das Orquídeas. Foi a primeira espécie a ser catalogada no Brasil, e essas orquídeas foram as primeiras a serem cultivadas no país. São nativas do Nordeste, mas foram trazidas pelo Sul, se adaptaram muito bem ao clima da região, e ganharam o coração dos orquidófilos, sobretudo de Joinville, a Cidade das Flores. E o município tem esse título, em grande parte, devido aos agremiados da Ajao, entidade realizadora da Festa das Flores, que este ano chegará a sua 82ª edição, e será realizada de 15 a 20 de Novembro, na Expoville.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block