Sabado, 02/07/2022
Joinville - SC

Espaços públicos de Joinville ganham obras de arte urbana

maio 20, 2022
Espaços públicos de Joinville ganham obras de arte urbana
Compartilhar
Ouvir publicação

Alguns espaços públicos de Joinville estão ganhando obras de arte. Locais como o Parque da Cidade, Morro do Mirante e do Zoobotânico, o CEU do Aventureiro e a praça 150 Anos Cidade de Joinville (onde está localizado o monumento A Barca) abrigam agora obras de arte urbana. É uma opção de roteiro para visita e registros fotográficos.

Quem sobe o Morro do Mirante e do Zoobotânico, se depara com painéis pintados recentemente pelo artista plástico Meier. Usando a técnica da aerografia (pintura com pistola de ar), ele transformou vários muros do local no habitat de exuberantes animas e plantas da Mata Atlântica. O trabalho foi feito com o apoio da Prefeitura e de empresas privadas.

“A inspiração foi colocar ali a fauna e flora nativa e também outros animas da Mata Atlântica, como a onça, para gerar impacto”, diz Meier.

Wilson Meier Júnior, que começou a desenhar aos 8 anos de idade, está há 11 anos trabalhando com aerografia.

“Nesses trabalhos que fiz no Mirante e Zoobotânico, minha ideia é que as pessoas que sobem e descem o morro parassem antes de irem embora e tirassem mais algumas fotos. A ideia foi criar locais ‘Instagramáveis’”, brinca o artista.

A natureza brasileira também é o tema dos trabalhos que adornam um mural de cerca de 100 metros quadrados, no CEU do Aventureiro. O trabalho foi feito em fevereiro deste ano pelo muralista Filiage e integra o projeto nacional Muros na Mata Atlântica. Em Joinville, a obra de Filiage não deixou de prestar uma homenagem a uma celebridade da fauna local: o jacaré Fritz.

Homenagem aos imigrantes

Perto do conhecido monumento A Barca (concebido pelo designer César Dobner, em frente à Prefeitura de Joinville), os irmãos Feitosa criaram outra homenagem aos imigrantes que colonizaram Joinville.

A obra feita com grafite mostra uma família de imigrantes em um cenário rural, ao lado de uma casa enxaimel.

“Usamos como referência a própria Barca. Nos inspiramos nos povos que colonizaram Joinville, ao retratar essa família”, explica Eduardo Feitosa, que produziu a obra em parceria com o irmão Alexandre.

Eu Amo Joinville

Em três locais da cidade, joinvilenses e turistas têm o cenário perfeito para registrar nas redes sociais seu amor pelo município. O Parque das Águas (ao lado da Cidadela Cultural Antárctica), o Parque Porta do Mar e a praça da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin contam com as estruturas Eu Amo Joinville.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block