Sexta, 28/01/2022
Joinville - SC

Escola Municipal de Joinville acumula vitórias consecutivas no Festival de Dança

novembro 12, 2021
Escola Municipal de Joinville acumula vitórias consecutivas no Festival de Dança
Compartilhar
Ouvir publicação

Desde 2002, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, instituiu o Programa Dançando na Escola, com o objetivo de oportunizar aos alunos da Rede Municipal de Ensino o contato com a dança, durante o período de contraturno escolar.

Logo que aderiu à iniciativa, a Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, localizada no Costa e Silva, teve a participação intensiva dos alunos e da comunidade do bairro.

Foto : Pedro Ivo – Nilson Bastian IFDJ

A turma, formada por cerca de 30 alunos das séries finais do Ensino Fundamental e conduzida pela professora de Educação Física Elisiane Wiggers, estreou nos palcos em 2002, sendo campeã do Festival Escolar de Dança daquele ano.

Em 2008, por iniciativa dos próprios alunos, o grupo decidiu encarar um desafio ainda maior: o Festival de Dança de Joinville. A EM Governador Pedro Ivo Campos acumula 13 pódios, sendo oito primeiros lugares, quatro vice-campeonatos e um terceiro lugar.

Como marca registrada do seu trabalho, o grupo de dança da EM Governador Pedro Ivo Campos traz a riqueza da cultura brasileira. Os alunos joinvilenses homenagearam diversos povos. Entre as festas e personagens encenados, estão Frevo, Maracatu, Quadrilha de São João, Folguedo do Cavalo Marinho, Bumba Meu Boi, Cavalhada, Dança do Congo, entre outras.

O sucesso dos espetáculos motivou a organização do Festival de Dança de Joinville a criar uma nova categoria dentro da Mostra Competitiva, dedicada exclusivamente às danças do folclore nacional. Em 2019, a EM Governador Pedro Ivo Campos foi a primeira campeã da categoria Danças Populares Brasileiras.

Para buscar inspiração e embasamento para cada trabalho, a professora e coreógrafa Elisiane Wiggers não mede esforços: “Procuro estudar sobre cada tema. Já fui a outros estados conhecer as danças, a cultura, busco fontes, leio livros, assisto a vídeos e filmes, converso com grupos de outras regiões, tudo é produzido em cima de muita pesquisa”.

Dança e pandemia

O grupo de dança da EM Governador Pedro Ivo Campos se reúne de quatro a cinco vezes por semana, e os ensaios se intensificam à medida que o Festival de Dança se aproxima.

Todas as etapas do trabalho são desafiadoras. A professora conta, ainda, com o trabalho da costureira responsável pela confecção dos figurinos e com o apoio das mães voluntárias que auxiliam na produção dos adereços de cabeça que compõem as fantasias.

Em 2020, Elisiane e seus alunos se depararam com um novo desafio: o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Com a suspensão das aulas presenciais, os ensaios passaram a ser realizados de forma virtual, causando apreensão à professora. Ainda assim, mais uma vez o grupo mostrou sua força e, neste ano, foi novamente vitorioso no Festival de Dança de Joinville.

Emoção à flor da pele

Michele Fernandes, ex-aluna da EM Governador Pedro Ivo Campos, explica sobre a emoção de se apresentar. “A sensação é incrível. Uma coisa é estar na plateia, mas outra é estar na coxia, esperando para entrar no palco com a música, iluminação, cenário”.

Para a diretora da Escola Municipal Pedro Ivo Campos, Cátia Regina Linhares, a dança é uma importante atividade extracurricular.

“A dança é uma excelente atividade para o desenvolvimento motor, intelectual, afetivo e também para a sua autonomia, possibilitando que o aluno conheça os limites do seu próprio corpo, compreenda o outro e o ponto de vista do outro, além de expressar sua criatividade. Nos sentimos muito honrados que o Programa Dançando na Escola tenha oportunizado aos nossos alunos a várias edições do Festival de Dança de Joinville”, conclui a diretora.

Durante o Festival de Dança deste ano, a Prefeitura de Joinville teve papel importante na realização do evento. Para atender participantes que apresentaram sintomas gripais, um ambulatório foi montado dentro do Centreventos Cau Hansen pela Secretaria da Saúde. Além disso, as equipes da Vigilância Sanitária realizaram fiscalização em diferentes locais do evento quanto às regras definidas no Plano de Contingência específico para o festival.

A Secretaria de Cultura e Turismo também orientou os visitantes sobre atrativos, pontos turísticos e opções de lazer na cidade.

Block