sábado,

25/05/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Entenda como se resguardar contra raios durante tempestades

2003-Aug-23 - Toronto thunderstorm

Em situações de tempestades com raios, existem alternativas mais seguras para evitar que pessoas sejam atingidas.

Nas praias, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aconselha evitar entrar na água, não perambular por áreas descampadas e não permanecer sob guarda-sóis, tendas ou quiosques.

No último sábado (20), oito pessoas foram atingidas por um raio na Praia da Vila Caiçara, no município de Praia Grande, no litoral paulista.

Elas foram socorridas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia.

Infelizmente, uma mulher de 60 anos não resistiu e veio a falecer.

As demais vítimas sofreram ferimentos leves e já receberam alta.

Desde a última sexta-feira (19), quatro pessoas perderam a vida devido às intensas chuvas que assolaram o estado de São Paulo, conforme relatos da Defesa Civil estadual.

O Elat também aconselha, durante tempestades, buscar refúgios mais seguros, como veículos não conversíveis, com portas e vidros fechados, evitando contato com a carroceria.

Em residências ou edifícios, é recomendável manter distância das redes elétricas, telefônicas e hidráulicas, assim como de portas e janelas metálicas.

Outra opção é procurar abrigos subterrâneos, como metrôs ou túneis.

Caso não haja um abrigo seguro nas proximidades, a orientação é afastar-se de pontos elevados e objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até o fim da tempestade e evitar ficar deitado.

A Defesa Civil do estado de São Paulo reforça que, ao perceber uma tempestade ou ao ouvir trovões, é crucial buscar imediatamente abrigo em uma construção ou veículo, mantendo-se longe de janelas, tomadas e materiais metálicos, além de evitar árvores ou coberturas metálicas frágeis.

Além disso, é recomendado desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas e não utilizar dispositivos conectados às fiações telefônica e elétrica.

A instrução é manter distância de elementos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água, afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame, evitar soltar pipas e não carregar objetos como canos e varas, além de evitar dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo