Terça, 28/06/2022
Joinville - SC

Empresário Jonas Tilp assume, nesta quinta-feira, presidência da Ajorpeme

fevereiro 9, 2022
Empresário Jonas Tilp assume, nesta quinta-feira, presidência da Ajorpeme
Compartilhar
Ouvir publicação

Já está tudo pronto para a posse da nova diretoria da Ajorpeme – gestão 2022 – que acontece nesta quinta-feira (dia 10), a partir das 20 horas, na Expoville, em Joinville.

Clique aqui e participe do grupo

de Whatsapp Aconteceu em Joinville

O Jantar de Posse contará com a presença de autoridades e lideranças empresariais catarinenses e será obrigatória a apresentação da carteira de vacinação (física ou digital) ou o resultado de exame PCR negativo, realizado em até 48 horas antes da posse.

Quem assume a presidência da entidade é o empresário Jonas Tilp no lugar do advogado Leonardo Santana que comandou a instituição durante todo o ano de 2021. Já no Instituto Ajorpeme, a consultora Mari Batista passa o comando das atividades para o empresário Jacson Verchai.

Atualmente, a Associação de Joinville e Região das Pequenas, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme) possui mais de 2.000 associados e é a maior entidade do gênero na América Latina. No mês de maio deste ano, a entidade completa 38 anos de fundação.

Dentre as metas da gestão do novo presidente da Ajorpeme, Jonas Tilp, está a defesa dos interesses das pequenas, micro, médias empresas e também do Micro Empreendedor Individual (MEI), que têm fundamental importância para a economia, gerando milhares de empregos e renda. A meta também é o fortalecimento dos 12 Núcleos Setoriais da Ajorpeme e do Núcleo Empreendedor de Araquari/Balneário Barra do Sul.

Destaques da gestão 2021

Em 2021, sob a presidência de Leonardo Santana, a Ajorpeme esteve à frente de vários projetos e ações, dando sua importante contribuição no desenvolvimento da região Norte de Santa Catarina. Sua diretoria articulou, junto à Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc), o apoio dos deputados catarinenses para votação do projeto de lei complementar 46/2021 que institui o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional (Relp).

Este projeto é de suma importância para os empreendedores, micro e pequenas empresas para que se mantenham em funcionamento e em dia com suas obrigações tributárias, bem como gerando riquezas e empregos.

Outro destaque da gestão 2021 foi a participação efetiva na elaboração e inclusão do Parágrafo Único do art. 13 do Projeto de Lei Ordinária 242/2021, que cria em Joinville o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI-2021). A modificação permite que as empresas optantes pelo Simples Nacional, que ficaram de fora do PPI, possam vir a ser beneficiadas por um futuro programa de regularização fiscal.

O atual texto veda novo Refis até o final de 2024.
A Ajorpeme também deu a sua importante contribuição no enfrentamento à Covid-19 em Joinville. A entidade, através de seus Núcleos Setoriais, realizou a locação de tendas que foram destinadas às Unidades Básicas de Saúde de Joinville, com o objetivo de proteger as pessoas do sol e da chuva enquanto aguardavam atendimento.
Na área de responsabilidade social, o Instituto Ajorpeme, em parceria com o Núcleo de Cooperativas, arrecadou mais de 12,5 toneladas de alimentos durante o Drive Thru do Bem.

O Instituto Ajorpeme também promoveu a 1ª edição da Feira da Empregabilidade, oportunizando o ingresso de pessoas ao mercado de trabalho, além de oficinas gratuitas de capacitação. Mais de 200 pessoas participaram da iniciativa, foram encaminhadas para entrevistas e contratadas.

Vale ressaltar que 8 toneladas de lixo eletrônico foram arrecadadas em 2021 por meio do programa E-Lixo, promovido pelo Instituto Ajorpeme. O mutirão de arrecadação contemplou os municípios de Joinville e Araquari.

Block