Quinta, 02/12/2021
Joinville - SC

Duas praias de São Francisco do Sul recebem certificado ambiental Bandeira Azul

novembro 17, 2021
Duas praias de São Francisco do Sul recebem certificado ambiental Bandeira Azul
Compartilhar
Ouvir publicação

Para a temporada 2021/2022, Santa Catarina novamente vai figurar como o “Estado mais azul do Brasil”, com o maior número de certificações do Programa Bandeira Azul, reconhecimento da qualidade socioambiental de praias e equipamentos náuticos.

Com a chancela de um júri internacional, o estado conquistou 15 das 28 certificações concedidas no país, o que representa 53% do total. Os certificados e bandeiras oficiais foram entregues nesta terça-feira, 16, em evento realizado na Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina – Santur, em Florianópolis.

A partir de agora, as 12 praias, de seis municípios, as duas marinas e um iate clube já podem hastear a Bandeira Azul, assegurando aos visitantes mais informações sobre a qualidade da água e ações de educação ambiental desenvolvidas no local.

A Santur, em parceria com o Grupo de Trabalho de Turismo Náutico e a Acatmar, já vem há tempos trabalhando de forma inovadora e muito forte, sensibilizando o Governador Moisés sobre a importância do setor náutico e a economia do mar para o turismo, com geração de empregos e renda.

“Agora os resultados começam a aparecer e ficamos muito satisfeitos que Santa Catarina siga como destaque nacional no âmbito do Programa Bandeira Azul. Ser o “Estado mais Azul” do Brasil é sinônimo de que o turismo sustentável é praticado em Santa Catarina” disse o presidente da Santur, Renê Meneses.

A presidente do GT Náutico e da Acatmar, Michele Castilho, reiterou que a Bandeira Azul é uma grande conquista para o turismo náutico e destacou o desafio de manter a certificação, que precisa ser renovada anualmente.

“Alcançar a Bandeira Azul envolve muito trabalho. Mas o grande desafio é mantê-la, porque isso requer um grande envolvimento dos gestores e da comunidade, envolve uma mudança de comportamento e a motivação para trabalhar a gestão ambiental de forma continuada” frisou.

O Secretário de Turismo, Hercílio Correa da Silva Netto esteve no evento recebendo o certificado. “As certificações são dadas as praias que atendem diversos critérios, desde mobilidade, preservação, qualidade da água, entre outro. Para São Francisco do Sul é muito importante estar entre as cidades contempladas, pois, além de ser uma divulgação a mais, mostra que cuidamos do nosso meio ambiente e sustentabilidade, dando ótimas condições de lazer aos moradores e turistas”, comenta Hercílio.

O programa Bandeira Azul, criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, opera no Brasil por meio do Instituto Ambientes em Rede (IAR), com sede em Florianópolis. Para a coordenadora do Programa, Leana Bernardi, apesar das dificuldades que o programa exige, o momento é de reconhecer o esforço conjunto do Estado e dos municípios.

– Superamos diversas dificuldades para realizar todas as atividades exigidas pelo programa, mas conseguimos cumprir com todas as etapas e novamente conquistar mais bandeiras para Santa Catarina. Ficamos muito contentes com o resultado final – manifestou.

Infraestrutura turística

O apoio ao Programa Bandeira Azul, amplia a visibilidade de praias e equipamentos, a Santur também realizou o Programa de Acessibilidade e o Balizamento Náutico, visando qualificar a infraestrutura de turismo náutico em Santa Catarina.

“Além de ser reconhecida como o estado mais azul do Brasil, devido ao número de certificações Bandeira Azul, também estamos nos tornando uma referência na parte de infraestrutura para o turismo náutico” finalizou Renê Meneses.

Confira os locais certificados para a temporada 2021/2022:

Renovação do selo

– Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

– Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

– Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

– Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC

– Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

– Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

– Praia da Saudade, Penha – SC

– Praia da Conceição, Bombinhas – SC

– Prainha, São Francisco do Sul – SC

– Praia Grande, Penha – SC

– Iate Clube de Santa Catarina (sede Centro), Florianópolis – SC

– Tedesco Marina – Balneário Camboriú – SC

Praias e marinas estreantes com o selo

– Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC

– Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC

– Marina Itajaí, Itajaí – SC

Block