Quinta, 02/12/2021
Joinville - SC

Dois meteoros são avistados no céu de Santa Catarina

agosto 23, 2021
Dois meteoros são avistados no céu de Santa Catarina
Compartilhar
Ouvir publicação

No último domingo (22), dois meteoros puderam ser observados no céu de Santa Catarina. O primeiro, foi filmado por uma das câmeras da estação de monitoramento de Monte Castelo às 19h52 passando em frente à constelação do Cruzeiro do Sul.

 

O trajeto durou cerca de 3 segundos com um pico de magnitude de -0.6. A estimativa é de que o brilho tenha se iniciado a uma altitude de 95 km sobre o município de Curitibanos e tenha desaparecido a uma altitude de 79 km já sobre Pinhal da Serra/RS. A velocidade observada foi de aproximadamente 29,4 km/s, equivalente a pouco mais de 105 mil quilômetros por hora.

O segundo meteoro teve uma duração um pouco menor, porém o brilho foi mais intenso. O trajeto luminoso também apareceu na direção Sul e foi visto por volta das 23h44 durante 2,5 segundos com uma magnitude estimada em -1,5. Estima-se que o brilho tenha começado a uma altitude de 94 km sobre o município de Correia Pinto e tenha terminado a 45 km de altitude já sobre Campo Belo do Sul. A velocidade aproximada deste foi de 26,8 km/s ou pouco mais de 96 mil quilômetros por hora. scc10.com.br

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI

Foto: Divulgação /BRAMON – Brazilian Meteor Observation Network

Block