Sabado, 02/07/2022
Joinville - SC

Diretores da Rede Municipal de ensino ingressam em programa nacional de formação de lideranças educacionais

março 28, 2022
Diretores da Rede Municipal de ensino ingressam em programa nacional de formação de lideranças educacionais
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Cerca de 183 diretores e articuladores de todas as Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da Secretaria de Educação de Joinville participaram dos primeiros encontros do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann. As atividades ocorreram na quinta e sexta-feira (24 e 25/3).

 

O Instituto é um projeto da Fundação Lemann e foi criado para atuar na redução de desigualdades educacionais no Brasil. Joinville é um dos quatro municípios do Sul do país aprovados pelo processo de seleção para que seus gestores educacionais tenham acesso ao programa, que tem duração de dois anos.

O objetivo desta formação é que estes profissionais aprimorem a gestão escolar com foco no pedagógico, aprendam a fazer um melhor uso de dados para embasar a tomada de decisões no dia a dia e contribuam para reduzir as desigualdades entre seus alunos e entre as escolas da rede pública. O percurso formativo divide-se em seis módulos, em um total de 360 horas, e contará com momentos presenciais e atividades remotas, além de aplicação prática e encontros de mentoria.

 

“Temos mais de 160 Escolas e CEIs na Rede Municipal de Joinville e cada um tem sua especificidade. Da mesma forma, nenhum aluno é igual ao outro. Por isso, é importante que os nossos gestores tenham conhecimento e ferramentas para que possam tomar decisões de acordo com a realidade de sua unidade e de seus alunos, para que garantam que ninguém será deixado para trás. Além disso, é uma forma de empoderá-los. Nossa intenção é que os diretores tenham cada vez mais autonomia para gerir suas unidades”, afirma o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.

Esta é mais uma das etapas do processo realizado pela Secretaria de Educação para diminuir o impacto na aprendizagem dos alunos após as transformações causadas pela pandemia da Covid-19. O processo foi iniciado com o projeto Bússola – Avaliação para Reorientação, que desde dezembro de 2021 está realizando diagnósticos das aptidões e defasagens de cada aluno, turma e escola. Além de outras iniciativas, como o projeto Aprender Mais, que oferece atendimento dentro da sala de aula e em aulas extras aos estudantes do Ensino Fundamental que apresentaram defasagem na aprendizagem.

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