Quinta, 30/06/2022
Joinville - SC

Dia do Capelão será comemorado pela 1ª vez em Joinville

junho 14, 2022
Dia do Capelão será comemorado pela 1ª vez em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

A partir desta quinta, 16, Joinville passa a comemorar anualmente o Dia do Capelão, que agora consta no calendário oficial de eventos do município. A data foi instituída por meio de uma lei de autoria do vereador Pastor Ascendino Batista, como forma de reconhecer o trabalho voluntário da capelania. “Os capelães prestam assistência emocional e espiritual a pessoas em momentos de dificuldades pessoais. Sempre dispostos a ouvir e oferecer uma palavra de conforto, eles visitam hospitais, presídios, asilos, escolas e órgãos públicos”, explica Batista.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

 

O dia 16 de junho marca a fundação do Instituto de Capelania de Joinville, por iniciativa do presidente Luiz Ricardo Caldeira, que em 2019 iniciou a primeira turma para formação de capelães dentro do Hospital Municipal São José. Nestes três anos, a atuação do instituto ampliou e hoje os atendimentos são também oferecidos no Hospital Regional Hans Dieter Schimdt, nas polícias Civil e Militar, no 62º Batalhão de Infantaria, na Prefeitura de Joinville e suas secretarias e na Câmara de Vereadores. No legislativo municipal, a figura do Capelão Parlamentar sem remuneração foi criada em 2021, conforme um projeto de resolução dos vereadores Ascendino Batista, Brandel Junior e Maurício Peixer.

 

O Instituto de Capelania de Joinville é reconhecido de utilidade pública municipal, tendo acordo de cooperação com a prefeitura. Durante o auge da pandemia de covid-19, a entidade esteve presente dando suporte aos profissionais de saúde, a pacientes e familiares. “O acolhimento, a escuta e os cuidados emocionais e espirituais são as principais ferramentas da capelania. A nossa missão é ajudar pessoas a enfrentar as suas frustrações e medos em períodos de crise”, comenta Luiz Ricardo. Atualmente, a cidade conta com quase 800 capelães.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block