Sabado, 13/08/2022
Joinville - SC

Dentista do Sistema Hapvida fala sobre os impactos da alimentação inadequada na saúde bucal

julho 12, 2022
Dentista do Sistema Hapvida fala sobre os impactos da alimentação inadequada na saúde bucal
Compartilhar
Ouvir publicação

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alegria (8/7), o Hapvida Odonto reforça os cuidados necessários com os dentes e a boca. Conforme a dentista do Sistema Hapvida, Suyana Carneiro, uma das preocupações é em relação ao consumo de alimentos industrializados.

“Esse tipo de dieta pode gerar muito sódio. Além disso, o organismo não recebe os nutrientes necessários para suprir o que nós precisamos, principalmente na nossa saúde bucal. Doces, biscoitos, chocolates, balas, chicletes e refrigerantes são extremamente ricos em açúcar. E quando esses alimentos são ingeridos, as bactérias que ficam na boca transformam esse açúcar em ácido que destrói o esmalte do dente”, explica a especialista.

Segundo Suyana Carneiro, a destruição do esmalte do dente é a porta de entrada para as cáries, que levam às dores e problemas mais complexos como canais, causando desconforto na polpa dental, tecido conjuntivo frouxo que ocupa a cavidade interna do dente e é composta por células, vasos, nervos, fibras e substâncias intercelular.

A especialista enumera outros alimentos que também afetam a saúde bucal: “Bolos, massas, pães, ou seja, os carboidratos, e frutas cítricas, como limão, laranja, uva, abacaxi também podem prejudicar os dentes”. “Tem que haver um equilíbrio na ingestão deles, pois a ingestão exagerada desses alimentos causa prejuízo à saúde e, principalmente, na nossa saúde bucal”, sugere a dentista.

Há também o cuidado que se deve ter com alimentos extremamente industrializados, como chocolates, pirulitos, por exemplo, que exigem uma mastigação mais forte. Eles podem ocasionar a quebra dos dentes.

Sobre o Sistema Hapvida

O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde.

Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos por meio de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas.

Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços por meio de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

Block