Últimas notícias
Home » Variedades » Daniel Machado traz para o Garten um recorte de sua exposição “Agrocultura”
    

Daniel Machado traz para o Garten um recorte de sua exposição “Agrocultura”

Segundo a curadora Alena Rizi Marmo Jahn, a exposição de Daniel Machado tem por foco a vida rural e a agricultura familiar existente em Joinville, entendidas no contexto da mostra como patrimônio.

E através de suas fotos, apresenta, de uma forma extremamente sensível, uma cidade que muitos que nela vivem ainda não conhecem. A exposição contribui para discutir, disseminar e até mesmo salvaguardar a identidade cultural da cidade que se mantém viva na área rural através dos costumes, das festas e dos modos de lidar com a terra, na preservação das antigas formas de ser e de saber fazer.

É a arte como registro e expressão do patrimônio. A exposição que também faz parte do calendário de exposições do Museu de Arte de Joinville foi realizada com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – Simdec. Com coordenação de Marc Engler a exposição fica em cartaz no Garten Shopping, em frente ao restaurante Madero de 11 abril a 02 de maio de 2018.

Sobre o artista

Marc Engler (vice-presidente da AAPLAJ) e o fotógrafo Daniel Machado

Desde que iniciou sua trajetória profissional, Daniel Machado já atuou com os principais gêneros fotográficos, e encontra-se em perfeita harmonia fotografando pessoas, seja de maneira comercial, na moda e publicidade, quer produzindo retratos autênticos de seus clientes, ou ainda, em seus projetos documentais.

Tal harmonia deve-se ao fato de apreciar a expressão, o sentimento e a essência por trás de cada fotografia. Graduado em Design pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e Pós-graduado em Fotografia pela Universidade Positivo de Curitiba, iniciou sua atuação na fotografia durante sua graduação, enquanto estagiava no estúdio da Universidade, onde ali mesmo fez suas primeiras fotografias publicitárias para a própria Univille.

Depois, veio o ofício em um dos maiores estúdios fotográficos do sul do país, um grande e valioso degrau para sua atuação independente na fotografia. Amante da leitura, traz para a fotografia a sensibilidade da literatura, e acumula uma grande carga teórica dos inúmeros livros técnicos fotográficos que leu e que não cessa de ler, carga esta que nunca fez questão de armazenar apenas em si, mas além de expo-la em suas fotografias, sempre fez questão de partilhar.

Em razão disto, atualmente, além de atuar como fotógrafo, também leciona fotografia em cursos superiores da Univille e realiza consultoria à fotógrafos e empresas que atuam no ramo.

Dentre suas produção técnicas, artísticas e culturais mais relevantes, em 2015 foi indicado ao prêmio nacional Troféu Louvemos ao Senhor por seu trabalho para a Banda Single Core, no mesmo ano, organizou o congresso fotográfico Imagética em parceria com demais professores do Curso Superior de Fotografia da Univille, em 2016 lançou a exposição fotográfica Joinville de Serra e Mar e ministrou palestras sobre o mercado fotográfico e a fotografia documental.

Agende-se

O QUE:  Exposição Agrocultura do fotógrafo artista visual Daniel Machado

ONDE: Garten Shopping, enfrente ao Madero

QUANDO: de 11 de abril a 2 de maio de 2018.

Facebook Comments

About Mariana Woj

Mariana Woj
Mariana Woj é jornalista, editora da Revista Babies e atua na área de comunicação há mais de dez anos, com passagens por renomadas revistas, empresas e eventos da cidade. Tem formação no IELUSC e especialização em Relações Públicas, pela Sustentare.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville