Quarta, 29/06/2022
Joinville - SC

Corpus Christi terá tapetes, Missa e procissão nesta quinta-feira

junho 15, 2022
Corpus Christi terá tapetes, Missa e procissão nesta quinta-feira
Compartilhar
Ouvir publicação
A solenidade de Corpus Christi, e seus tradicionais tapetes, voltará a ser celebrada nas ruas de Joinville este ano. Em 2020 e 2021, as restrições devido à pandemia impossibilitaram que a tradicional celebração fosse feita como de costume. 

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

Este ano a solenidade acontecerá em 16 de junho. As primeiras movimentações no Centro de Joinville, na Rua do Príncipe, começam por volta das 6h. Às 15h, Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville, preside a Missa na praça Nereu Ramos. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento segue pelos tapetes até a Catedral São Francisco Xavier.
 
Toda a dinâmica do dia expressa as dimensões da partilha e unidade. O trabalho em equipe para produção dos tapetes é um dos grandes momentos de união entre as paróquias. O mesmo acontece na distribuição das demais tarefas. Além da presença dos padres de toda a cidade, os serviços de ministros da acolhida, ministros extraordinários da Eucaristia e missionários do dízimo serão divididos entre as paróquias.

Produção dos Tapetes

O Santíssimo Sacramento fará uma procissão de 482 metros sobre os tapetes produzidos pelos fiéis da cidade. O trajeto será dividido entre 29 paróquias, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e cada um será responsável por 15,5m. O trajeto começa na escada da entrada da Catedral São Francisco Xavier, passando pelo Rua do Príncipe, até o palco da praça Nereu Ramos, onde acontecerá a Missa. O tapete serve como um adorno devocional para que a Eucaristia vá ao encontro dos fiéis nas ruas da cidade. Este é um dos momentos excepcionais em que o Corpo de Cristo sai das igrejas.
 
Os tapetes são uma manifestação da criatividade e dinamicidade das paróquias e comunidades. Geralmente os desenhos e frases estampados nas ruas são feitos com materiais como serragem e casca de arroz coloridos. Contudo, alguns grupos gostam de inovar e propor iniciativas diferentes, utilizando outros materiais como tecidos.
 
A Diocese de Joinville sugere algumas temáticas para os desenhos dos tapetes. O tema da Campanha da Fraternidade este ano é Fraternidade e Educação e deverá aparecer em alguns trechos do trajeto. Outra motivação especial em 2022 é a sinodalidade, proposta a partir do Sínodo dos Bispos. Os desenhos mais tradicionais costumam ser aqueles ligados à Eucaristia, vocações, os padroeiros das comunidades, Palavra de Deus, Grupos Bíblicos de Reflexão e Nossa Senhora.
 
A confecção do tapete começa às 6h30. Durante toda a manhã a principal movimentação será de pessoas ajudando na produção dos desenhos. A previsão é que até às 11h todo o trajeto esteja finalizado.
 
Serviço: Solenidade de Corpus Christi em Joinville
Data: 16 de junho de 2022
 
Confecção dos tapetes: Das 6h30 às 11h
Local: Rua do Príncipe
 
Missa: Às 15h – Em seguida, procissão até Catedral
Local: Praça Nereu Ramos

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block