Compartilhar
Com casos já confirmados fora da China, o alerta do risco de uma epidemia global de coronavírus aumenta. Em Curitiba, um dos dois casos suspeitos foi descartado nesta quinta-feira (29). Entretanto, uma mulher internada no Hospital de Clínicas segue em observação. Ambos os pacientes estiveram na China recentemente.
[ads1]
[ads2]
Para conter a chegada da doença em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) elaborou uma nota com informações técnicas sobre o coronavírus para ser seguida em unidades de saúde, clínicas e hospitais.
Os sintomas podem parecer com uma gripe ou resfriado, o que dificulta o diagnóstico. Por isso a saúde pública orienta que quem esteve na China recentemente, principalmente na cidade Wuhan, epicentro da doença, comunique os profissionais de saúde. “Informar a possibilidade de exposição ao vírus é fundamental para a avaliação do caso, uma vez que são sintomas semelhantes a outras doenças respiratórias”, explica diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.
Os sinais comuns da infecção incluem febre, tosse e dificuldade para respirar. Nos casos mais severos, a infecção pode evoluir para pneumonia. A transmissão ocorre de como na gripe e outros vírus respiratórios, através de gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância, ou contato com objetos contaminados pelo vírus.
Confira dicas de prevenção
- Lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
- Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
- Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após lavar as mãos).
Participe do grupo de TELEGRAM do Aconteceu em Joinville – Clique Aqui a
[ads1]
[ads2]