Quinta, 19/05/2022
Joinville - SC

Controle de qualidade da água em Joinville passa por audiência pública

abril 29, 2022
Controle de qualidade da água em Joinville passa por audiência pública
Compartilhar
Ouvir publicação

A Comissão de Economia da Câmara de vereadores realizou uma audiência pública nesta terça-feira (26), na Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba, para debater  com os moradores a aplicação em Joinville da Portaria do Ministério da Saúde. O presidente da comissão, Diego Machado (PSDB), disse que recebeu o apelo de empreendedores da área rural que estão recebendo visitas de fiscais da vigilância sanitária, que têm exigido o tratamento de água de uso coletivo.

A portaria trouxe novas disposições sobre os procedimentos de controle da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Entende-se por água para consumo humano toda água potável destinada à ingestão, preparação de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem. Já o padrão de potabilidade é o conjunto de valores permitidos para os parâmetros da qualidade da água para consumo humano.

Segundo Diego Machado, os empreendedores rurais alegam que seguir todos os procedimentos indicados na portaria pode significar um custo de R$ 10 mil mensais, o que impossibilitaria a continuidade do negócio.

Francisco Pikcius, da vigilância sanitária, disse que a água precisa ser tratada, pois ela é vetor de vários tipos de bactérias, que podem causar vários tipos de doenças. “A portaria diz que toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema de solução alternativa ou de abastecimento de água tem de ter controle da vigilância da qualidade”, alegou Pikcius.

Block