Quarta, 29/06/2022
Joinville - SC

Conselho Consultivo da Escola Técnica Tupy debate os rumos da educação técnica

março 16, 2022
Conselho Consultivo da Escola Técnica Tupy debate os rumos da educação técnica
Compartilhar
Ouvir publicação

Seis em cada dez empresas brasileiras consideram o ensino técnico um diferencial na hora da contratação. Mais de 80% dos jovens entre 18 e 27 anos que optaram por essa formação estão empregados contra 76,8% de quem têm apenas o ensino médio. O salário também é quase 20% superior para profissionais técnicos, em média.

Os dados fazem parte de um estudo da Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Fundação Arymax divulgado nesta semana. Em Joinville, na Escola Técnica Tupy, esses índices são ainda melhores: mais de 90% dos estudantes conseguem um emprego antes mesmo da formatura.

Uma das estratégias da ETT para manter o alto desempenho e garantir que o modelo educacional esteja alinhado às demandas do mercado é contar com um Conselho Consultivo, que se reúne semestralmente. Na terça-feira, dia 15/3, o grupo de empresários, CEOs, consultores, gestores e representantes de grandes indústrias e instituições da região participaram da primeira reunião do ano.

Durante duas horas, direção, gerência e coordenação da escola apresentaram ações e projetos para 2022 e debateram com o Conselho Consultivo as estratégias para aproximar os estudantes da realidade das empresas. “Sabemos da necessidade da indústria em atrair e reter talentos e a porta de entrada é a escola técnica, por isso, os encontros com os conselheiros são sempre ricos e fundamentais”, avalia o diretor da ETT, Flávio Sartori.

Expansão e inovação

A inovação impulsiona a Escola Técnica Tupy, que alia a tradição de seus mais de 60 anos de história com novos métodos de ensino. Referência na educação técnica em Santa Catarina, a instituição ampliou e modernizou sua estrutura e, atualmente, conta com dois campi em Joinville: Campus Park/Boa Vista e Campus Anita Garibaldi.

A iniciativa aproxima os estudantes do nível técnico ao ecossistema da graduação, favorecendo a troca de experiências, conhecimentos e novos relacionamentos. O projeto de expansão da ETT prevê ainda a abertura de cursos técnicos em outras cidades do Estado até o final deste ano.

Metaverso na educação

O investimento na aquisição de máquinas, equipamentos e na infraestrutura dos laboratórios é outro destaque. “Vamos contar com um novo complexo de laboratórios da engenharia, a ser inaugurado em breve, e nossa meta é estreitar o relacionamento com as indústrias da região”, diz Sartori.

Outra aposta inovadora é o uso do metaverso como ferramenta de educação. “Além dos laboratórios, queremos inserir a alta tecnologia no ensino técnico, possibilitando que nossos estudantes de todas as áreas, da saúde à metalmecânica, possam fazer simulações ou atividades práticas em um universo virtual cheio de potencialidades a serem exploradas”.

Ensino dual

O coordenador da ETT, Jeferson Marcelo da Silva, lembra que a conexão entre o ensino e o mundo do trabalho faz toda a diferença na formação dos profissionais. Por isso, a Escola Técnica Tupy aposta em inovação, tecnologia e no ensino dual, que garante a parceria com indústrias e outras instituições. “Temos um imenso capital humano, formado por professores e alunos capazes de contribuir de forma efetiva na solução de problemas do dia a dia das empresas”, afirma.

O ensino dual alia teoria e prática, apostando no conceito mão na massa. Além dos 11 cursos técnicos que compõem o portfólio atual da escola, a ETT oferece capacitações in company para empresas interessadas no aperfeiçoamento de seus profissionais.

Resgate histórico

Entre as novidades preparadas pela Escola Técnica Tupy em 2022 estão uma exposição fotográfica, o desenvolvimento de um novo site e a produção de um documentário que revisita a história da instituição.

As entrevistas, captação de imagens, roteiro e edição são capitaneadas pelo professor dos cursos de Cinema, Jornalismo e Publicidade/Propaganda da UniSociesc, Fabrício Porto. O lançamento do documentário está previsto para agosto. Em dezembro, está confirmada a tradicional Festa do Fundidor, que nos últimos dois anos teve de ser suspensa em função da pandemia.  Para conferir os cursos técnicos oferecidos pela ETT, acesse www.ett.com.br 

Block