Quinta, 16/09/2021
Joinville - SC
janeiro 6, 2020
Compartilhar
Ouvir publicação

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, com quase 600 mil habitantes. Mas, ao contrário de muitas outras grandes cidades brasileiras, Joinville tem excelente qualidade de vida. Tanto que até já foi eleita a segunda melhor cidade do país para se morar, pela revista IstoÉ. Isso é fácil de entender se considerarmos que o município tem um IDH de 0,809, ou seja, a cidade tem um Índice de Desenvolvimento Humano elevado.

Participe do grupo de TELEGRAM  do Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Essa qualidade de vida pode ser sentida especialmente no centro. Uma das vantagens da região central é a livre utilização de ótimos espaços públicos para lazer. Opções não faltam.

  • O bairro tem diversas praças, como, por exemplo: Castelo Branco, Carlos Ficker, Praça da Bandeira, Dario Sales, Hercílio Luz e Nereu Ramos.
  • E o destaque fica com o marco zero geográfico do município, a Praça Lauro Müller.

Bem conservadas, essas praças tornam o centro mais agradável para seus moradores, que podem relaxar nelas ou levar os filhos para brincar ao ar livre.

E por falar em filhos, alguns dos melhores colégios de Joinville estão localizados na região central da cidade. Também não faltam escolas de inglês na área.

Mas, se você não tem filhos e quer morar sozinho, existem opções bastante acessíveis para residir na região. É fácil encontrar uma kitnet para alugar em Joinville.

Aliás, encontrar o imóvel certo para cada estilo de vida não é problema no bairro, já que muita gente disponibiliza imóveis no centro em Joinville, seja para aluguel ou venda.

Centro de Joinville, um bairro histórico, mas moderno

Morando no centro, você também estará perto do Museu Nacional da Imigração. Além de ser uma edificação histórica, ele possui belíssimos jardins. E logo em frente está a Rua das Palmeiras, um cartão postal da cidade que é famoso não só por suas flores, mas também pelas palmeiras, claro. Uma curiosidade é que elas foram plantadas em 1873.

  • Outros marcos do centro histórico da cidade são o museu Arqueológico de Sambaqui e o museu de Arte.
  • Além disso, há o Palacete Niemeyer, a Igreja da Paz e a antiga Escola Alemã.

Vivendo no centro, você poderá ter contato direto com a História, mas com todas as facilidades da vida moderna.

O comércio da área, por exemplo, é bastante diversificado, com lojas de roupas e varejo em geral, além de prestação de serviços de todo tipo.

E é claro que não poderiam faltar grandes centros comerciais, como é o caso do Shopping Mueller Joinville, com excelente estrutura e situado na Rua Visconde de Taunay.

Entre os destaques do shopping podemos citar:

  • uma academia,
  • uma livraria e
  • quatro lojas de departamentos.

Mas é claro que lá você encontra de tudo, como, por exemplo:

  • acessórios,
  • calçados,
  • artigos para casa,
  • moda feminina,
  • moda masculina,
  • cinema e muito mais.

Além disso, o shopping costuma ter atrações como feiras e exposições dos mais diversos segmentos. Só no mês de dezembro destacamos estas três:

  • Feira do vinil;
  • Oficinas gourmet kids;
  • Exposição internacional de relíquias sagradas.

Outras atrações do centro de Joinville

Também no centro, o Shopping das Flores tem uma agenda de atividades que inclui eventos culturais como:

  • Exposição do artista Edson Tex, “As cores da Arte Pop” e
  • Exposição “Fantastic Art”, do publicitário André Bessel.

Vale a pena ficar atento ao que acontece por lá.

E quem gosta de artesanato tem que visitar a Feira do Príncipe, na Rua do Príncipe, onde se reúnem os artesãos da cidade.

Fique ligado na divulgação da prefeitura, que sempre comunica sobre esse evento que ocorre somente em fins de semana, das 10h às 16h.

Gastronomia no centro de Joinville

Quando o assunto é comer bem, uma das vantagens de morar no centro de Joinville é estar na mesma região que a Rua Visconde de Taunay. Essa rua é conhecida como a “via gastronômica da cidade”. Ali você pode desfrutar de diversos tipos de restaurantes, além de bares e pizzarias.

Aliás, falando em comer bem, o Mercado Público Municipal, que também fica no centro, é uma excelente opção para se reunir com os amigos tomando cerveja gelada, batendo papo e saboreando deliciosos petiscos.

O clima é de total descontração, com mesinhas do lado de fora ideais para os fins de semana ensolarados.

E fazer compras no mercado é ótima pedida para quem procura temperos, especiarias e peixe fresco.

E se você quiser manter a forma mesmo depois das tentações gastronômicas, existem diversas academias no centro. Você pode treinar sem precisar sair da área central.

Vantagens de morar no centro de Joinville: estar perto de tudo

Gosta de viajar? Vivendo no centro da cidade você estará a apenas 13km do aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. E a Estação Rodoviária Harold Nielson está localizada a 2 quilômetros da área central de Joinville.

O centro também está perto de alguns dos melhores bairros da cidade:

  • Anita Garibaldi: localizado a apenas 2 quilômetros do centro e a poucos minutos da BR-101, que dá acesso ao litoral do estado;
  • Santo Antônio: fica a menos de 10 minutos do centro;
  • América: está a poucos quarteirões do centro de Joinville, a menos de 2 quilômetros de distância;
  • Saguaçu: apenas 2 quilômetros de distância;
  • Bom Retiro: localizado a cerca de 4 quilômetros do centro da cidade.

Vivendo no centro, você também terá acesso ao Terminal Central de ônibus urbanos, que integra a região a outros bairros de Joinville.

E quem poderia imaginar que uma área de mil quilômetros quadrados de natureza preservada poderia estar a apenas 10km do centro? Mas é verdade! O Parque Municipal da Caieira é esse lugar e oferece aos catarinenses um verdadeiro refúgio para apreciar belezas naturais e descansar da correria do dia a dia.

Por tudo isso dá para ver que procurar uma imobiliária em Joinville é uma boa ideia. Vale a pena se informar sobre o imóvel mais adequado ao seu orçamento e ao seu estilo de vida em uma região que tem tudo para quem quer morar bem na cidade.

Gostou deste post? Curta e compartilhe nas suas redes sociais favoritas! E continue com a gente lendo o Checklist de vistoria de imóveis.

Block