Terça, 17/05/2022
Joinville - SC

Congresso dos Empregados da Celesc será realizado em Joinville

maio 13, 2022
Congresso dos Empregados da Celesc será realizado em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

O 11º Congresso dos Empregados da Celesc será realizado em Joinville, entre os dias 26 e 28 de maio, com a participação esperada de 250 trabalhadores da empresa, além de políticos, executivos do setor de energia e especialistas em cenários econômicos.

O presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, e os senadores, Dário Berger (PSB) e Espiridião Amin (PP) já confirmaram presença, além de deputados estaduais e federais. O governador Carlos Moisés (Republicanos), ainda não oficializou sua participação, mas é costume que o chefe do Executivo estadual participe dos congressos dos trabalhadores.

O Congresso, realizado regularmente desde 1997 e sempre em diferentes regiões de Santa Catarina, é o momento oportuno para debater os rumos da maior empresa pública do Estado e uma das maiores do Sul do País.
Este ano, a palestra de abertura será do engenheiro e economista Eduardo Moreira, ex-sócio do Banco Pactual e o primeiro brasileiro a ser condecorado pela Rainha Elizabeth II em Londres.

 

“No Congresso, vamos debater um projeto para uma empresa pública, discutindo a gestão da empresa, com contribuições, críticas e sugestões”, esclarece Leandro Nunes da Silva, organizador do evento e vice-presidente do Sindicato dos Eletricitários do Norte de SC (Sindinorte).
O Congresso é o fórum para definição de posições sobre uma série de questões institucionais de responsabilidade do representante dos empregados no Conselho de Administração, como debates sobre quadro de empregados, terceirização, condições de trabalho, investimentos no setor elétrico e posicionamento em defesa da manutenção da Celesc como empresa pública.

Novo Conselheiro

Este Congresso marca ainda o ingresso de Paulo Horn como representante dos empregados no Conselho de Administração da Celesc, substituindo Leandro Nunes da Silva. Sinaliza, também, a volta das discussões sobre os processos de governança corporativa na distribuidora e a participação dos trabalhadores nestas ações.

A partir das decisões do Congresso é que será definida a postura do representante dos empregos no Conselho de Administração da Celesc, é a chamada pauta de atuação. “Mas antecipo que devemos retornar os debates sobre a gestão participativa”, explica.
“Apresentaremos para os trabalhadores nosso histórico de participação na gestão da Celesc para que a empresa pública se torne eficiente sem perder o Norte que é levar energia de qualidade aos catarinenses”, prossegue Horn. Ele lembra que desde os anos de 1980, os trabalhadores têm assento no Conselho de Administração da distribuidora.

Além do presidente da Celesc, o Congresso terá a participação do maior acionista minoritário da empresa, a Energias de Portugal. “A participação democrática de todos os importantes atores públicos é fundamental para prosseguirmos os debates para uma empresa pública, forte e focada no desenvolvimento de Santa Catarina”, comenta Leandro Silva.

Privatização
Paulo Horn avalia que a Celesc continua sob risco de privatização. Por isso, explica, é preciso lembrar que a catarinense é a maior empresa pública do Estado e uma das melhores de seu segmento em todo o País, em uma avaliação dos próprios consumidores.
“Também somos a empresa com a menor tarifa de energia do Brasil, por isso, não há justificativa para a privatização pois a Celesc faz um trabalho excelente com um processo de governança iniciado há décadas, que garante transparência na gestão e qualidade no atendimento”, comenta Horn.

FINAL

PROGRAMAÇÃO

26 de maio – quinta-feira
17h00 – 19h00
Abertura oficial do 11° Congresso dos Empregados da Celesc.
19h00 – 21h00 – palestra e debate: Uma reflexão sobre o atual momento do Brasil
Palestrante: Eduardo Moreira

27 de maio, sexta-feira

08h00 – 09h00 – palestra e debate: Gestão Compartilhada: benchmarking e literatura

Palestrantes: Adelir Stolf
09h00 – 12h00 – palestra e debate: Opinião da Alta Administração
Palestrante: Cleicio Poleto Martins (Presidente da Celesc) e Representante da EDP Energias do Brasil (nome a ser confirmado).
13h30 – 15h30 – palestra e debate: Trajetória da Gestão Compartilhada na Celesc

Palestrantes: Paulo Horn
15h45 – 18h00 – Grupos de Trabalho
Grupos de trabalho, com resgate dos painéis. Momento para construir pautas para o conselheiro (institucional) e agenda para as entidades (operacional)

28 de maio – sábado
08h30 – 11h30
Unificação das resoluções e retirada de moções
Representante dos Empregados no Conselho de Administração: Paulo Horn

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block