Segunda, 23/05/2022
Joinville - SC

Conferência Municipal da Cidade elege representantes para os próximos três anos, em Joinville

maio 14, 2022
Conferência Municipal da Cidade elege representantes para os próximos três anos, em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

Conferência Municipal da Cidade elege representantes para os próximos três anos, em Joinville

A manhã de sábado (14/5) foi dedicada para eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Joinville, com mandato entre os anos de 2022 a 2025. A Conferência da Cidade foi realizada no Teatro Juarez Machado.

 

O evento iniciou com a leitura e aprovação do regulamento e na sequência o secretário de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Joinville, Marcel Virmond Vieira, fez uma palestra sobre Desenvolvimento Urbano, Conselho da Cidade, e o Papel do Conselheiro.

“O papel do Conselho da Cidade é trazer para a equipe que faz a gestão a percepção do cidadão que representa vários segmentos sociais, não só pelo fato de estarem em um bairro, mas também diferentes segmentos de atividade, como acadêmicos, econômicos, sociais, populares, ONG’s. Todos contribuindo para o planejamento do desenvolvimento de Joinville”, explica Marcel.

O Conselho da Cidade propõe diretrizes para o desenvolvimento municipal, considerando o ordenamento territorial, a promoção socioeconômica, a qualificação ambiental e mobilidade urbana. É formado por até 104 conselheiros, sendo 40 representantes da Prefeitura de Joinville, indicados pelo prefeito, e 64 representantes da Sociedade Civil Organizada que são eleitos durante a Conferência Municipal da Cidade.

São eleitos titulares e suplentes para grupos de segmentos sociais. Ao todo, 16 de movimentos populares, 4 para entidades empresariais, 2 sindicatos de trabalhadores, 4 entidades profissionais, 4 entidades acadêmicas e de pesquisa e 2 de Organizações Não Governamentais (ONG’s).

“Este é um conselho consultivo. Então as pessoas trazem a demanda para o Conselho e discutem as ideias tanto de gestão, quanto de planejamento para o futuro da cidade. Isso faz com que as normas, leis e regulamentos atendam melhor as reais demandas do desenvolvimento da cidade”, informa o secretário.

Antes da realização da Conferência da Cidade, foram realizadas dez reuniões preparatórias para explicar e tirar dúvidas da comunidade, aberto o período para inscrição de candidatos e de cidadãos eleitores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block