sábado,

25/05/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Companhia Águas de Joinville monitora água do rio Cubatão

 

Técnicos da Companhia Águas de Joinville estão monitorando a água do Rio Cubatão desde a manhã desta segunda-feira (29).

A coleta próxima à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Cubatão ocorre a cada meia hora, desde às 10h30 da manhã. As medições apontam para uma redução na taxa de contaminação, mas ainda não há previsão de abertura da captação e normalização dos serviços.

Na primeira medição, feita meia hora após o fechamento preventivo da captação, ocorrido às 10h, o índice de contaminação da água do rio era de 0,19 mg do componente químico por litro de água (mg/L).

O valor aceitável para o a presença do componente é de 0,5 mg/L.

Às 14h30, cerca de 1h depois que a espuma que indica a presença do componente chegar nas proximidades da ETA Cubatão, o índice atingiu o pico até o momento, que foi de 1,09 mg/L. Na medição das 16h30, a taxa já havia baixado para 0,63 mg/L.

Mesmo com a redução, ainda não é possível afirmar quando a captação será retomada e o serviço reestabelecido.

“Estamos acompanhando os trabalhos de medição, que vão continuar acontecendo periodicamente até que a situação seja normalizada. Pedimos que a população continue contribuindo economizando água e se informando em nossos canais oficiais”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo