Domingo, 14/08/2022
Joinville - SC

Comissão Consular da Embaixada do Haiti realiza primeiros atendimentos em Joinville

junho 28, 2022
Comissão Consular da Embaixada do Haiti realiza primeiros atendimentos em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

Nesta segunda-feira (27/6), ocorreu o primeiro dia dos trabalhos da Comissão Consular da Embaixada do Haiti, em Joinville. Neste primeiro dia, foram atendidos na Unisociesc (campus do Boa Vista) 200 migrantes, que podem emitir e renovar passaportes, além da Carteira de Identidade Haitiana. Até o dia 2/7, serão atendidas 1,2 mil pessoas – todos por meio de agendamento prévio, que está esgotado.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

A vinda da Comissão Consular a Joinville atende uma solicitação das Associações de Migrantes e da Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos. Segundo a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, um dos objetivos dessa ação em Joinville é dar acesso à cidadania aos migrantes haitianos que residem em Joinville.

“Para ter acesso pleno aos seus direitos de cidadão e conseguir um emprego formal, essas pessoas precisam estar com seus documentos regularizados. E podendo fazer isso em Joinville, sem precisarem viajar até Brasília, é um custo de, em média, R$ 4 mil que eles deixam de gastar”, explica a secretária.

Deise Gomes, coordenadora de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da SAS, informa que a renovação ou emissão dos passaportes também trouxe muitos migrantes à Comissão Consular.

“Para poderem visitar os familiares, no Haiti, eles precisam estar com o passaporte em dia. Então é importante oferecer esse serviço. É a primeira vez que a Comissão Consular da Embaixada do Haiti atua em Joinville”, afirma Deise.

Morando há três anos em Joinville, Carlies Delouis, aproveitou a vinda da Comissão Consular para renovar seu passaporte. “É muito mais fácil e barato poder fazer isso em Joinville. Então não podemos perder essa oportunidade”, diz Carlies.

Foto: Prefeitura de Joinville.
Foto: Prefeitura de Joinville.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block