segunda-feira,

15/04/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Começa período de revisão do IPTU de Joinville

O período para solicitar revisão do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de Joinville referente ao ano de 2024 está aberto a partir de quarta-feira (3/1) e vai até 2 de fevereiro.

Para iniciar o processo, os contribuintes podem acessar o portal de Autosserviço da Prefeitura de Joinville.

No portal, é necessário selecionar a opção “Meus Processos” e clicar em “Novo Processo”. Depois, escolher “Req. para revisão de IPTU”, preencher os dados e anexar os documentos solicitados. Feito isso, é só enviar e acompanhar o andamento do processo.

O secretário da Fazenda, Fernando Bade, destaca que aproximadamente 70% dos pedidos de revisão de 2023 estavam relacionados às calçadas.

“Por exemplo, se o carnê indica ausência de calçada, mas a propriedade possui, isso afeta o valor do IPTU. No processo online, o contribuinte pode anexar a foto da calçada, junto com outros documentos necessários”, explica o secretário.

Para os contribuintes que encontrarem dificuldades com o processo eletrônico, a Prefeitura oferece atendimento presencial, mediante agendamento pelo WhatsApp (47) 98901-1256.

O atendimento presencial ocorre na Secretaria da Fazenda (Sefaz), no prédio Central da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, ou nas Unidades Regionais de Obras, seguindo os horários de funcionamento de cada unidade.

É essencial não perder o prazo de 2 de fevereiro para dar entrada no pedido de revisão, ressalta o secretário.

Além disso, há prazos para a quitação do IPTU.

Até 10 de janeiro, é possível efetuar o pagamento em parcela única, com 10% de desconto, ou até 9 de fevereiro, com 8% de desconto.

Para quem optar pelo parcelamento, a primeira parcela vence também em 10 de janeiro, podendo ser dividida em até dez vezes.

Uma novidade para este ano é a opção de pagamento via PIX, disponível nos aplicativos das instituições bancárias.

O pagamento pode ser feito por meio dos boletos, com convênio com várias instituições bancárias e cooperativas de crédito.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo