Quarta, 10/08/2022
Joinville - SC

Com apresentações em São Francisco do Sul, peça “As Loucuras da Vó Grana” apresentou reflexão sobre uso do dinheiro

julho 11, 2022
Com apresentações em São Francisco do Sul, peça “As Loucuras da Vó Grana” apresentou reflexão sobre uso do dinheiro
Compartilhar
Ouvir publicação

Na última semana, a peça “As Loucuras da Vó Grana” reuniu centenas de jovens em escolas públicas de São Francisco do Sul, com dez apresentações gratuitas, leves e repletas de humor. O espetáculo abordou a conscientização do uso do dinheiro e controle das finanças voltado para o público infantojuvenil, usando uma linguagem divertida, simples e objetiva.

Além de contarem suas experiências e contrapartidas, Vó Grana e sua prima de segundo grau, Vó Maria Isolda Isolina Isildina, transmitiram informações importantes sobre educação financeira, sem deixar o riso de lado. O tema é de grande importância, já que a maioria das pessoas chega à vida adulta sem ter muito controle de suas finanças.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura, o projeto é uma produção da SSP, e contou com patrocínio da ArcelorMittal Vega, por meio da Fundação ArcelorMittal, em São Francisco do Sul.

Por meio da Fundação ArcelorMittal, a ArcelorMittal Vega repassa recursos em diferentes modalidades da Lei de Incentivo: Lei de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e Fundo do Idoso de São Francisco do Sul. Estes repasses ajudam na promoção e na manutenção de iniciativas e projetos transformadores da região.

Escolas que receberam o espetáculo:
EEB “Santa Catarina”, EEB “Eng. Annes Gualberto”, EEB “João Alfredo Moreira”, Escola Municipal “Rogério Zattar”, EEB “Claurinice Vieira Moreira”

Sobre a ArcelorMittal Vega: A ArcelorMittal Vega é uma das mais modernas unidades de transformação de aço do mundo e integra o grupo ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço. A empresa de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos para atendimento dos setores automobilístico, de eletrodomésticos e da construção civil, entre outros segmentos. Em 2021, retomou a maior obra de expansão de sua história, o Projeto CMC, um investimento de aproximadamente US$350 milhões.

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.

A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades.

Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Block