Quinta, 23/09/2021
Joinville - SC
Compartilhar
Ouvir publicação

Esta coluna foi preparada especialmente com o tema NATAL, trazendo reflexões, humor, música, curiosidades e buscando provocar no leitor uma ação voltada para o sentido maios desta festividade. Tenham todos um bom e excelente Natal !!!

Para vivenciar e comemorar o Natal você não precisa de nada além de si mesmo, num comprometimento em tornar-se uma manjedoura viva a receber o MENINO DEUS em Espírito e em Verdade, tornando a sua Alma como uma palha acolhedora e aconchegante através de sua boa vontade, e a retirar dela os espinhos de tudo que não vivifica espiritualmente o ser humano. Quantos natais são comemorados mecanicamente sem que JESUS tenha nascido dentro de cada qual? É preciso deixar nascer a espiritualidade, a qual está para além de religiões e seus rituais estabelecidos. Que nos tornemos nós a mais acolhedora manjedoura a receber Aquele que É em mais este Natal.

É chegado mais um tempo de Natal e, em seguida, adentrarmos num novo ano… não percamos a oportunidade de, além de refletirmos a respeito da vida e da espiritualidade, permitirmos que o lúdico faça parte disso tudo, decorando nossas casas e curtirmos este período… não importa nem se é ateu, pois é uma grande festa de confraternização também… principalmente pelas nossas crianças, não roubemos dela as fantasias natalinas, que um dia também embalou nossos sonhos… assista filmes de Natal, entre no clima… viva esta arte, pois como dizia meu amado Nietzsche, temos a arte para não morrermos da verdade… sim, não sermos sufocados pela frieza de nossos dias, digo eu…. VIVA NO NATAL !!! Olha eu neste vídeo de 2018, feito criança com um brinquedo novo..

A parte mais bela dos festejos natalinos é a de desejarmos felicidades para todos, inclusive desconhecidos que encontramos por acaso, para aqueles que parecem invisíveis para nós diariamente e para aqueles que convivem ao nosso lado o ano todo, mas nunca dizemos uma palavra de afeto maior. Então, seja em que idioma for, FELIZ NATAL para todos meus amigos e minhas amigas facebookianos!!! Que o Menino Deus seja presente em cada lar e Alma deste planeta, trazendo acalento e ânimo aos seres de boa vontade !!!

– Albanês – Gëzuar Krishtlindjet
– Alemão – Frohe Weihnachten
– Armênio – Shenoraavor Nor Dari yev Pari gaghand
– Basco – Zorionak
– Búlgaro – Весела Коледа
– Catalão – Bon Nadal
– Coreano – Chuk Sung Tan
– Croata – Sretan Božić
– Dinamarquês – Glædelig jul
– Eslovaco – veselé Vianoce
– Espanhol – ! Feliz Navidad
– Esperanto – Gajan Kristnaskon
– Estoniano – Häid jõule
– Finlandês – Hyvää joulua
– Francês – Joyeux Noël
– Grego – Καλά Χριστούγεννα
– Inglês – Merry Christmas
– Italiano – Buon Natale
– Japonês – Merii Kurisumasu (adaptado do inglês)
– Mandarim – Kung His Hsin Nien
– Neerlandês – Prettig Kerstfeest
– Norueguês – God Jul
– Romeno – Crăciun fericit
– Russo – S prazdnikom Rozdestva Hristova
– Sueco – God Jul
– Tcheco – Veselé Vánoce
– Turco – Mutlu Noeller
– Ucraniano – Srozhdestvom Kristovym

PAPAI NOEL RAVE ALEMONNNN entrando no ritmo jovem das festividades… GOOD VIBES ONLY !!! ?⛄️☃️⛄️❄️⭐️?✨????

MANJEDOURA VAZIA. Não devemos nos inquietar por estarmos com dinheiro limitado para prepararmos uma ceia natalina farta, para comprarmos bons presentes para todos, para usarmos uma roupa nova, visitarmos parentes distantes e decorarmos a casa a contento, tampouco não nos angustiemos se tivermos que passar o festejo natalino sozinhos, pois seja desta maneira, ou seja no natal mais farto e rico possível, se nós, enquanto manjedouras vivas, não oferecermos lugar para que Deus se estabeleça nela, de nada valeu a pena. Para “nascer”, Deus não exigiu o mais perfeito e caro berço e nenhuma mansão, mas se fez carne num estábulo e descansou sobre a palha disposta numa singela manjedoura, que nada mais era, até então, que lugar de alimento e morada de animais. Tenha a certeza que tem muita gente com as celebrações mais caras e sonhadas por todos, e aparentemente felizes e com gargalhadas escandalosamente sonoras devido ao melhor vinho e champagne, mas o vazio da Alma, pela falta Daquele que É, desfez todo o suposto e aparente encanto.

PAPAI NOEL. Tirar Papai Noel das festividades natalinas, é tão sem sentido quanto não ter palhaço ou balões numa festa de aniversário infantil por terem mais destaque que o aniversariante, para algumas pessoas. Poucas pessoas vão num aniversário para realmente comemorarem os anos de vida do aniversariante, mas apenas para beber e comer, se divertir e ver amigos, e isso se dá no Natal. É uma questão de construção conceitual interna e pessoal. Famílias cristãs precisam inserir os valores cristãos desta festividade desde a mais tenra idade de suas crianças, e não é a figura do Papai Noel que interfere sobre isso. As coisas estão no lugar que as colocamos nós mesmos, portanto, “os pingos nos is” sejam colocados por nós.

WEIHNACHTSFRIEDEN, é em alemão e diz respeito ao armistício que ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, no ano de 1914, onde soldados da Grã Bretanha e da Alemanha comemoram juntos o Natal, trocando presentes (como alimentos) e se cumprimentando e cantando unidos, inclusive jogaram futebol, onde inimigo passou a ser um adjetivo que não existiu no dicionário por aqueles dias. Foram cerca de cem mil soldados que participaram desta famosa TRÉGUA DE NATAL, mesmo que não tenha sido um evento oficial, que voltara a repetir em 1916. Esta é a força do Natal, é o real motivo de ser do Natal, a busca pela PAZ, pela HUMANIDADE perdida dentro do ser dito humano. Neste vídeo, as cenas que retratam este momento nos chocam, nos fazem refletir, nos ridiculariza diante de nossas ações humanas, nos faz um pouco mais humanos, e tudo em nome da PAZ. (Carlos Alberto Hang, Embaixador pela Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix (Genebra/Suíça), Embaixada Universal da Paz, desde março de 2010).

O EXPRESSO POLAR (2004) é um excelente filme para assistir nesta época natalina. A animação e o contexto são excelentes. Foi o primeiro lançado simultaneamente em 3D. Adoro assistir filmes natalinos e repito várias vezes os mesmos até.

Existe uma pobreza teológica em muitos críticos, ao tratarem de uma possível postura de DEUS, chegando a torná-Lo até menor que o mais medíocre ser humano, algumas das vezes, ao falarem em Seu nome. Claro que devemos procurar lembrar do aniversariante e de Seu papel nas festividades natalinas, mas colocá-Lo como irado ou triste ao ver que se esqueceram Dele ou de agradecê-Lo, é patético, pois com certeza, Sua alegria maior esta em saber que sua criação está se esforçando para ser alguém melhor, está feliz, viajou quilômetros para estar com a família, abraçou e desejou votos de felicidade até mesmo para estranhos que não costuma ter contato e nem dar atenção alguma fora desta época, se esforçou para que outros tenham uma boa ceia natalina, e tem analisado, mesmo que inconscientemente, a vida, durante estas festas. Além do mais, tenho percebido, cada ano mais, imagens retratando o nascimento de Jesus nas decorações natalinas do comércio e afins, algo que não se via alguns anos atrás, quando imperava cores e Papai Noel. Não reduzamos DEUS a um patético ser humano inseguro qualquer.

MARTA OU MARIA TEMOS SIDO? Falta menos de 5 dias para o Natal… e daqui a pouco, estará faltando menos 5 dias para o Natal de 2021, e assim vai a vida, se não a vivermos…
Temos que ser mais MARTA do que MARIA, parafraseando a história bíblica, onde Jesus foi visitar as irmãs, e Maria continuou nos afazeres domésticos, distraída da relevância do momento, enquanto sua irmã, MARTA, permaneceu ao lado da visita, de Jesus, ouvindo e aprendendo os seus ensinamentos. Muitas vezes nos ocupamos demais com as coisas do mundo, com o que é menos relevante, com as coisas rotineiras e passageiras, enquanto perdemos a essência da própria vida, e ao despertarmos já perdemos muita coisa, já é tarde para muitas delas recuperarmos o tempo perdido, como os filhos que cresceram, nossa juventude ou idade adulta ou velhice, e afins. O Natal é vivenciado mais intensamente nas preparações para o evento do que no próprio evento em si, como o sucesso de um empreendimento geralmente tem gozo maior na própria conquista dele. Quem tem olhos de ver que veja, e ouvidos de ouvir, que ouça, parafraseando novamente termos bíblicos.

Papais Noéis dançando. É o clima natalino contagiando…

FRIDA NOEL no clima natalino aqui em casa…

RENAS em VIADAGEM?? NATALINA ?? para entrarmos no clima… ???

Existe um esforço enorme por parte de algumas pessoas em sobressair a dicotomia Jesus x Papai Noel, comércio x espiritualidade, ostentação x carência, etc. Para mim, isso pouco mais se trata de um discurso autopromocional e de politicamente correto agradável em si para muitos para se posicionarem como superiores aos demais. Não precisa existir rivalidade entre estas questões, e todas podem concorrer pelo objetivo maior destas festividades, provocando encontros, distribuindo sorrisos e votos de felicidades, permissão de vivenciar o lúdico, e ao mesmo tempo, promover reflexão espiritual e de autoanálise. Cada qual se encontra numa fase, e tem todo direito de vivenciá-la a contento, sem julgamentos, além do mais, tem gente vivenciando muito mais o verdadeiro Natal, até mesmo sendo pagão, do que muito ditos religiosos praticantes.

ANOITECEU é uma famosa canção natalina… eu escutava, quando criança, e ficava angustiado com a letra, pois ficava pensando porque esta pessoas cantam dizendo que o Papai Noel não vá na casa delas e pensam que ele já morreu… Este vídeo é do Concerto de Natal de 2016, no Espaço Tom Jobim, com o Coral das Princesas de Petrópolis e Orquestra Maré do Amanhã.
LETRA: ANOITECEU
Anoiteceu, o sino gemeu
A gente ficou feliz a rezar
Papai Noel, vê se você tem
A felicidade pra você me dar
Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel
Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem
Composição: Assis Valente.

TRAUMA NATALINO. Joãozinho relata ao seu psicólogo as origens de seu trauma de infância sobre a figura masculina… ?⛄️??☃️?

NATAL HEAVY, pois NATAL É NATAL EM TODOS OS RITMOS…

Vale aqui destacar que espiritualidade tem sentido de ser diante das coisas do Alto, da busca de elevação, do esforço em ser melhor (nem que seja por uns dias), podendo ser praticada até por quem acredita ser um mero ateu, pois vai para além de crer e adorar a Deus. Se o próprio Papai Noel sabe quem é o protagonista da festa natalina, não sejamos nós que venhamos a cometer o equívoco de o colocar na manjedoura reservada para Aquele que é o Senhor da festividade. Que a manjedoura seja cada um de nós, e que a palha que aquece e recebe O Menino Deus seja nosso real desejo de O receber, e que enfim Ele faça morada em nossa vida através de seus ensinamentos colocados em ação por nós. Só assim teremos alguma razão para comemorarmos mais este Natal, do contrário, não passará de uma festa pagã. Papai Noel tem o seu lugar de destaque na festa natalina, mas o protagonista do verdadeiro Natal sempre será Jesus.

PAPAI NOEL RAVE entrando no ritmo jovem das festividades… GOOD VIBES ONLY !!! ?⛄️☃️⛄️❄️⭐️?✨????

Este ano está tudo complexo… nem as renas sabem ao certo o que precisam fazer para que este Natal aconteça… sejamos criativos e quem sabe este se torne um dos natais mais significativos de todos…

Dica de decoração natalina para quem tem felinos em casa…

NATAL. Quanto mais num mundo cada dia mais perturbado estivermos inseridos, mais a importância de datas como do Natal se fazem deveras importantes, não somente no dia comemorativo, mas diante dos preparativos que antecedem. Ter dinheiro para gastos elevados não é garantia de vivência maior desta festa, mas sim de presença em espírito e em verdade, até mesmo no silêncio e na observação da movimentação popular diante disso, e sua expectativa sobre a comemoração. Bem que poderíamos ter mais de um Natal por ano para que muitos encontrassem motivos de desejar o melhor para os demais, e alguns viajarem longas distâncias só para estarem juntos neste dia, mais vezes então. Seja um simples frango assado com farofa e refrigerante, seja nas maiores ostentações, seja simplesmente num estar presente para ofertar um abraço e um “Feliz Natal”, isso é o que se precisa. Não existe nada maior ou menor quando se trata de apenas ser e estar entre os seus, para que se tenha sentido o Natal.

CURIOSIDADE NATALINA: PORTAS ABERTAS. Os europeus da antiguidade deixavam a porta de suas casas abertas para que pobres e viajantes pudessem adentrar ao seus lares e participassem da ceia de Natal, junto com a família e amigos. Como seria bom se pudéssemos ainda confiar nas pessoas e convidá-las à cear conosco, mesmo não às conhecendo até então…

MUSCULOSO NOEL: “Olha mamãe o que eu consigo fazer… é para isso que passei o ano todo fazendo dieta, suando na academia e gastando com personal trainer… Gostou mamyyyyy???”. ????☃️⛄️?

Esta era minha calopsita, Elvis, que resolveu ser enfeite natalino…

Então… o PAPAI NOEL, quando fui fazer uma selfie com ele, disse para mim que eu dei aula para os filhos dele… que honra heim… este casal de Noel está no Shopping BIG Sul… além deste Papai Noel bonito, ter a Mamãe Noel junto, ficou perfeito… não duvido que seja o Papai Noel mais bonito que já vi…

 

Para que vivamos de fato o Natal, faz-se necessário uma busca em transformar-se, buscando eliminar os espinhos, deixando apenas a palha macia e agradável dentro de nós, para que então nos tornemos uma manjedoura mais adequada para receber e deixar viver e se manifestar aquele que É, em nossa vida.

NATAL SEM PRESENTES ESTE ANO: eis a explicação porque alguns ficarão sem presentes nestas festas… ?????? #paz

PRESÉPIO COM CRIANÇAS: eu sabia que isso não daria muito certo não… ??????

ELTON JOHN, o londrino que está com 72 anos de idade e iniciou sua carreira artística em 1964, continuando firme nos palcos. Com apenas 4 anos de idade ganhou de Natal um presente que diria para ele qual seu papel neste mundo, retratado neste inteligente comercial. Entre várias comendas e premiações, em 1996, foi condecorado com a Ordem do Império Britânico, tornando-se Cavaleiro Celibatário em 1998, pela rainha Elizabeth II, graças aos serviços prestados à música e caridade”.

Seu talento é incontestável, e passamos décadas o amando sem associá-lo a ser homossexual e afins, por para quem é equilibrado, isso não importa, como tenta pseudos artistas atuais usarem como bandeira. Um presente não é somente um presente, ele pode mudar os rumos de uma vida, principalmente para crianças e jovens. O que vai mesmo dar de Natal para seus filhos, sobrinhos e afins neste ano???

ELVIS PRESLEY cantando SILENT NIGHT… o eterno Rei do Rock lançou várias músicas gospel e natalinas.

2027 anos faz que o Menino Jesus nasceu… (sim, conforme pesquisas ocorreu erro de 7 anos em nosso calendário gregoriano atual, e já estaríamos em 2027 depois de Cristo). Mas isso tem se tornado cada dia mais distante, para muito além da contagem de anos… pelo menos no sentido de sintonia com o real sentido desta festa… ainda temos tempo de resgatar isso tudo, pois estamos diante de mais um Natal, de mais uma oportunidade de vermos para muito além do que nos permite nossos olhos visualizar.

A árvore natalina que eu decorei este ano para a sala principal… como dizia meu amado Nietzsche: “Precisamos da arte para não morrermos da verdade”… a fantasia e o lúdico servem para acalmar nossa Alma e não endurecermos o coração com o mundo duro e frio…

SEJA LUZ NO MUNDO NESTE NATAL !!!

Mais uma ÁRVORE DE NATAL que decorei para as festas natalinas e este fica na sala de jantar, e fiz uma decoração mais lúdica, que as crianças gostam, sendo colorido e com muitos bichinhos, soldadinhos, renas e etc…

POR UMA SOCIEDADE MAIS HUMANIZADA. Meu pai, agora com 91 anos, fica todo ano esperando horas o “lixeiro” passar para garantir a entrega dos presentes de Natal que ele comprou para estes trabalhadores, assim como faz com o carteiro, jornaleiro, varredores de rua, e etc, e capricha no presente. Numa época que nem parabéns os professores têm recebido pelo seu dia, é preciso humanizar mais a sociedade para ficar menos egocêntrica e com mais deveres que direitos em reivindicação, mais empática. (VÍDEO: Michele Moreira filmou seu filho, o pequeno Murillo, quanto ele tinha somente 1 ano e meio, entregando presentes natalinos para os coletores de lixo, que são a paixão do gurizinho)

PRESÉPIO e árvore de Natal que montei em 2020… meu pai sim produzia presépios gigantes, com lagoa e demais detalhes, que as pessoas vinham para apreciar… todo lar cristão deveria ter um presépio, que pode ser feito com personagens ou desenhos, não importa, para não esquecer quem é o principal desta festa…

O incrível ANDRE RIEU interpretando “The Christmas I Love”. Meu pai, de 91 anos, tem dezenas de Cds e DVDs dele, e ouve diariamente ao fazer almoço. Seus shows são verdadeiramente shows !!!

NATAIS PASSADOS: este ano será um ano atípico sobre nossas festividades natalinas, mas uma boa dica é relembramos natais passados e tentarmos fazer da simplicidade deste ano, mais um Natal memorável, valorizando mais ainda a vida como ela é…

NATAIS (1)… grande festa pré-natalina na belíssima mansão da querida amiga Eloy Farah, em Curitiba… inesquecível em cada detalhe, como os violonistas tocando na chegada dos convivas, artistas cantando e encantando o jantar, repleto de pessoas amiga, comida excelente, decoração ímpar, e que não podia faltar que adoro, muitaaaaaaaaaaaaaa champagne…

NATAIS (2). Eu dando de uma Papai Noel Stripper… e olha que nem tinha tomado ainda a primeira taça de champagne… ?????

NATAIS (3). Eu com a querida amiga e talentosa cantora, Karina, a qual foi contratada para cantar e encantar a todos nós neste evento natalino na mansão de Eloy Farah… este ano, em especial, viveremos de recordações de natais passados… Karina esteve ainda este mês, no Rio de Janeiro, gravando o seu novo clipe musical…

NATAIS (4). Um brinde a todos que proporcionaram momentos inesquecíveis em nossas vidas e que nos presentearam com tais memórias agradabilíssimas…

NATAIS… eu com 9/10 anos de idade todo faceiro com alguns presentes, como bola de vôlei, nova mala para a escola que adorava estudar, sunga, bicicleta (que foi reformada na oficina do Sr Alcir Schmidt, que fica no Anita Garibaldi, e eu nem ai que era modelo feminino e reformada), cachorro de pelúcia, chinelo, e os revolveres de espoleta que adorei e tenho até hoje (para a turma do mimimi afirmo que nunca pensei em matar alguém por ter uma arma de brincado, entenderam???)… e o detalhe de eu estar usando camiseta promocional do BRADESCO em pleno dia de Natal, e nem aí para isso… por isso temos que ser como crianças e menos problemáticos como nos tornamos ao sermos adultos..

NADA COMO VOLTAR AO RITMO NORMAL DEPOIS DO DIA DE NATAL… atentem para os cachorros no ritmo da briga toda, e ainda caíram no buraco da calçada… ????? mas seja como for, sempre vale a pena a trégua, nem que seja por algumas horas… ???????????????

Block