Quarta, 27/10/2021
Joinville - SC

Coletânea de contos, crônicas, artigos e poesias de Isis Victhória

agosto 25, 2021
Coletânea de contos, crônicas, artigos e poesias de Isis Victhória
Compartilhar
Ouvir publicação
Artigo de Opinião- A qualidade com que lemos e a importância da leitura

No livro “Escritos sobre Literatura” do escritor alemão Hermann Hesse, o autor diz que o único caminho para crescer intelectualmente com os livros é tendo respeito ao que se está sendo lido, tendo a paciência de querer compreender e a humildade de ouvir. Assim sendo, pode-se concluir que o que enriquece o indivíduo não é a quantidade de livros que ele lê, mas a qualidade com que ele o faz.

 

 

Por melhor que um livro seja, seu conteúdo não será captado se o leitor não estiver disposto a compreendê-lo. Assim escreveu Hesse : “ Aquele que só lê como passatempo, por muito e bom que seja o que ler, lerá e esquecerá e depois será tão pobre quanto antes. Mas aquele que lê, como se ouve os amigos, os livros revelar-lhe-ão as suas riquezas e serão seus.” Não adianta ler sem antes ter a consciência que se é eterno aprendiz, se não é como andar de olhos fechados numa galeria de arte.

 

A leitura tem o poder de modificar o caráter da pessoa humana, eleva o espírito e abre os olhos( quando queremos) para o mundo que está diante de nós e para o que não está, como diz Machado de Assis no conto “Uma Excursão Milagrosa” : “ Quem não há de ir ver as coisas com os próprios olhos da cara, diverte-se ao menos em vê-las com os da imaginação, muito mais vivos e penetrantes.” O autor Pedro Américo Maia escreveu no livro

“ A Problemática moral no romance brasileiro” : “ Não há dúvida que o fim último da arte é refazer a realidade da vida que sentimos e observamos, mas importa refazê-la como em ato de uma nova criação. Não basta unicamente o real que é visto pelos olhos, mas o real que o espírito adivinha. Não é a facilidade de ver, mas o poder de imaginar o que dá personalidade ao romancista e novidade ao romance.” Além disso, a leitura desenvolve nosso olhar crítico sobre os fatos. Ler não é uma questão de achar legal ou não, é uma necessidade, se queremos uma sociedade melhor com mais liberdade de pensamento e expressão.

A busca por evolução deve ser constante, quando formos ler um livro, devemos estar preparados para o alimento que ele nos proporcionará. Tendo em mente isso, nossa necessidade intelectual será cada vez mais prazerosa em suprir à medida que ela aumenta.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

Sobre a autora

A escritora Isis Victhoria começou sua tragetoria de publicaões com a participaçao em seu primeiro concurso nacional de Poesias, Poesis 2019 com o poema “Amor”,Publicou seu primeiro livro de Contos: ”Contos e Causo de Isis”em 2020, publicou também neste ano ,3 poemas em diferentes antologias nacionais onde concorre com escritores de todo o Brasil: Poetize, Poesia Livre e Sarau Brasil, com as poesias “Vida”, “Dia de Primavera”, “Homem”.

E também 1 conto na Antologia contos Brasil 2020, com o Conto “Miserável”, Teve seu conto “Fundo da Lagoa” selecionado entre os 10 em concurso literário pela Academia Brasileira de Letras SC seccional Palhoça. Em 2021 contemplada com 2 poesias selecionadas nas edições de 2021 de Poetize e Poesia Livre, com os “Poemas “Unicos e Semelhantes” e “Glória”,e em 2021 e21 também lança seu livro de poesias “Flor de Maracujá”.

Block