sábado,

20/04/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Chuvas em SC: estado tem 40 municípios com abrigos abertos

Apesar da trégua na chuva, cerca de 40 cidades em Santa Catarina mantêm abrigos abertos, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). Com a previsão de mais chuvas nos próximos dias, a população é aconselhada a retornar para suas casas com cautela.

Desde o dia 14 de novembro, as enchentes recentes afetaram pelo menos 67 municípios. Considerando as chuvas de outubro, já são 71 cidades em Situação de Emergência e 11 em Estado de Calamidade.

Atualmente, Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, lidera com 21 abrigos ativos, recebendo cerca de 1.659 pessoas. Lontras, também no Alto Vale, possui cinco abrigos em funcionamento, seguida por Irineópolis, no Planalto Norte, com quatro espaços abertos.

Maria Helena Zimmermann, secretária da SAS, enfatizou o empenho do Governo do Estado no amparo às famílias afetadas pelas chuvas e destacou que toda doação é valiosa. “Aqueles dispostos a ajudar podem doar alimentos, água, itens de higiene e limpeza, e colchões. As doações podem ser entregues nos batalhões da Polícia Militar em todo o estado e na Secretaria de Estado da Assistência Social em Florianópolis. Todos os itens serão encaminhados às localidades mais necessitadas”, explicou.

A Defesa Civil de Santa Catarina alertou sobre um novo núcleo de chuva se aproximando da região, podendo trazer até 150 milímetros de precipitação para o Alto Vale do Itajaí entre quarta-feira, 22, e quinta-feira, 23. Portanto, a orientação é para que as famílias retornem para locais seguros e somente se desloquem para áreas consideradas estáveis. “Embora desejemos voltar rapidamente, é crucial fazê-lo com segurança e seguindo as diretrizes das autoridades competentes”, concluiu.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo