Sabado, 28/05/2022
Joinville - SC
novembro 6, 2020
Compartilhar
Ouvir publicação

O Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores de Joinville (Cepat) realizou, no mês de outubro, 1.630 atendimentos a trabalhadores do município. Em setembro, foram 1.558 atendimentos.  O número de encaminhamentos de profissionais para as vagas ofertadas, também aumentou: em outubro, foram 562 encaminhamentos, contra 430 realizados em setembro.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

O Cepat recebeu, ainda, 194 novos trabalhadores inscritos; captou 120 vagas de emprego; e realizou 585 pedidos de seguro-desemprego.  Desde o início deste ano, a Unidade, vinculada à Secretaria de Assistência Social (SAS), fez 18.276 atendimentos. De acordo com o diretor executivo do Cepat, Mário José Leal, os setores que mais geraram novas vagas de trabalho foram o de serviços, com 4.611 vagas positivas; e a construção civil, com 85 vagas positivas.

O resultado não é o mesmo nos setores da indústria, comércio e agropecuária, que apresentam, respectivamente, 1.567, 1.436 e 85 vagas negativas, no acumulado de janeiro a outubro.

Ainda assim, no acumulado deste ano, Joinville registra 1.668 vagas positivas de emprego. “Joinville tem a tendência de se recuperar da crise e encerrar o ano com saldo positivo de novas vagas criadas. Mesmo tendo perdido cerca de 13 mil vagas nos meses de março, abril e maio, a cidade se recuperou nos meses subsequentes e, hoje, o saldo já está novamente positivo”, avalia Leal.

Entre os outros serviços oferecidos pelo Cepat, no mês de outubro foram realizados 73 recursos de seguro-desemprego, 83 emissões de carteira de identidade e seis colocações e recolocações.

Serviços do Cepat 

Adotando medidas de proteção, por conta dos riscos da Covid-19, o Cepat oferece atendimento presencial para todos os serviços, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

As pessoas devem aguardar em fila, do lado externo, seguindo as orientações do distanciamento. A entrada no prédio será por ordem de chegada e só será permitida com uso do álcool em gel e de máscara.

Excepcionalmente, é feito agendamento para atendimento domiciliar quando o idoso ou pessoa com deficiência tem problemas para deslocamento até o Cepat.

Serviços On-line 

Semanalmente, a Cepat divulga no site da Prefeitura de Joinville, a relação completa das vagas de emprego ofertadas.

O cadastro nas vagas ou busca por oportunidades de emprego também pode ser feito pelo celular, no aplicativo “Sine Fácil”, assim como pelo site Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br), onde estão disponíveis as vagas do Cepat e Sine.

O requerimento do Seguro-Desemprego pode ser feito via celular pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, e também pelo site Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br).

[ads2]

Block