Últimas notícias
Home » Joinville » CDL de Joinville reforça parceria para coleta de resíduos eletroeletrônicos
    
Em 2017, mais de nove toneladas de resíduos foram recolhidas (Créditos: Alex Pompeu)

CDL de Joinville reforça parceria para coleta de resíduos eletroeletrônicos

A Câmara Setorial de Materiais de Construção da CDL de Joinville, a Rede Concasa, a Weee.do e o Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDISC) reforçaram a parceria para a coleta de resíduos eletroeletrônicos no município em 2018. A ação faz parte do Projeto Recicl@, que completou dois anos no dia 11 de abril deste ano.

Mais de nove toneladas de materiais foram recolhidas e encaminhadas para a destinação correta somente em 2017. Onze lojas da câmara setorial e da Concasa estão disponíveis para receber os materiais.

Um grande e variado número de resíduos eletroeletrônicos pode ser descartado nesses locais, mas há exceções (confira na página ao lado a listagem das lojas participantes e dos materiais que podem ou não ser descartados). Em contrapartida social, a Weee. do, empresa expert em logística reversa de eletroeletrônicos, vai disponibilizar um computador completo (de reuso) a cada dez toneladas de materiais recolhidos pelo Recicl@. Os equipamentos serão doados pela CDL a entidades beneficentes.

O outro parceiro do Recic@, o Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDISC), também garante o retorno social por meio do programa ReciclaTec, que recondiciona os equipamentos em condições de reuso e utiliza os materiais para os projetos de Inclusão digital, como cursos e capacitações, de reconhecida ação em todo o Estado.

O diretor executivo da Weee.do, engenheiro sanitarista e ambiental Mark Jacobowitz Rae, reforça a importância de iniciativas como o Recicl@ para o meio ambiente e a saúde da população. Segundo ele, os resíduos eletroeletrônicos são considerados potencialmente perigosos, devido à possível presença de materiais tóxicos como o mercúrio, o chumbo e outras substâncias químicas.

“É, atualmente, o tipo de resíduo com o maior crescimento em sua taxa de geração no mundo. Mas menos de 5% de todo esse volume de resíduos eletroeletrônicos recebe o tratamento adequado, como a reciclagem. Infelizmente, boa parte vai parar em aterros sanitários ou então são descartados em locais inadequados ou até em lixões a céu aberto”.

O presidente da Rede Concasa e coordenador da câmara setorial, William Escher, afirma ser gratificante participar de uma ação como esta, que é pautada em três pilares: sustentabilidade, ação social e ação profissional (treinamento). Segundo ele, o projeto só tem ações a somar para a sociedade.

“Nós, lojistas, geralmente estamos cheios de atividades no dia a dia, mas desta forma conseguimos ajudar o meio ambiente e a comunidade. Estamos muito felizes por completar dois anos de Recicl@, uma parceria com a Weee.do e o CDISC que tem rendido bons frutos. Este trabalho facilita o descarte de materiais para clientes e moradores no entorno das lojas participantes”, diz William.

 

ONDE DESCARTAR:

Casa e Construção

• Rua Evaristo João Heck, 337, Espinheiros

Casa Feliz

• Av. Firmino da Silva, 136, Parque Guarani

Casa Mil

• Rua Paranaguamirim, 268, Paranaguamirim

Constrói

• Rua Nara Leão, 20, Adhemar Garcia

Ilumina

• Rua Olavo Bilac, 680, Pirabeiraba

• Avenida Santos Dumont, 6.800, Aventureiro

Gil

• Av. Júpiter, 1.618, Jardim Paraíso

• Rua Otto Pfuetznreuter, 59, Costa e Silva

• Rua Baltazar Buschle, 705, Espinheiros

Nardell

• Rua Lagoinha, 1.328, Morro do Meio

PJ

• Rua Sto Amaro da Purificação, 79, Parque Guarani

 

O QUE PODE SER DESCARTADO:

-CPU e servidor

– Componentes (fonte, placa eletrônica, memória, processador, HD, drive de CD e DVD, cooler)

– Periféricos (mouse, teclado, estabilizador, no-break, impressora, fax, scanner, copiadora, multifuncional, modem, roteador, decodificador, fonte)

– Notebook e fonte

– Celular, central telefônica, walkie-talkie, aparelho telefônico, rádio comunicador

– Aparelhos de CD / DVD / Bluray, som

– Monitor/Televisor CRT, LCD, LED, Plasma etc.

– Equipamentos diversos com placas de circuito impresso

– Cabos e fios em geral

– Peças de manutenção industrial (transformadores, painéis de controle, disjuntores e outros)

– Eletrodomésticos diversos (liquidificador, forno microondas, aspirador de pó, forno elétrico, ventilador, ferro elétrico, ou seja, qualquer um que não seja de linha branca)

 

O QUE NÃO PODE SER DESCARTADO:
– Pilhas e baterias de celular (avulsas)

– Toners e cartuchos de impressora (avulsos)

– Eletrodomésticos contendo gases perigosos (geladeiras, aparelhos de ar condicionado, etc.)

– Lâmpadas de qualquer natureza

– Eletrodomésticos de linha branca

– CD, DVD, Fita VHF, disquete

 

SAIBA MAIS SOBRE AS ENTIDADES ENVOLVIDAS NO RECICL@:

Câmara Setorial de Materiais de Construção
Criada em 2015, a Câmara Setorial de Materiais de Construção da CDL de Joinville é formada por um grupo de empresários do setor, que se reúnem periodicamente para discutir assuntos relacionados à categoria, para trocar experiências e buscar soluções em conjunto. O coordenador atual é William Escher, do Messias Materiais de Construção. Mais informações: www.cdljoinville.com.br

Rede Concasa
A Rede Concasa foi formada em 2009 por empresas do ramo do varejo de materiais para construção com o objetivo de trabalhar em equipe. Cada loja associada é identificada com a marca da rede, com a fachada sendo personalizada na cor laranja. As principais preocupações da Concasa são o desenvolvimento empresarial dos integrantes, a qualificação dos colaboradores e a manutenção da qualidade dos produtos. Mais informações: www.redeconcasa.com.br

Weee.do
A Weee.do promove a logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos e assegura sua destinação ambientalmente adequada, gerando valor para clientes e sociedade por meio de um modelo de negócio sustentável, responsável e de qualidade. Waste from Electrical and Electronic Equipment (Weee) refere-se ao universo dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. “Do” é a responsabilidade compartilhada, que exige pró-atividade de todos. Mais informações:http://weee.do/site/

CDISC 
O Comitê Para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDISC) tem a missão de transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda por meio da capacitação nas tecnologias da informação e comunicação e de um aprendizado complementar voltado à prática da cidadania e do empreendedorismo. Mais informações: http://www.cdisc.org.br/

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville