terça-feira,

27/02/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Caravelas portuguesas invadem praia de São Francisco do Sul

 

Os frequentadores da Prainha e na Praia Grande, em São Francisco do Sul, foram surpreendidos nesta sexta-feira (2) com a presença de Caravelas Portuguesas, organismos marinhos que vivem em colônias anatomicamente conectadas.

Com as altas temperaturas do verão, a água do mar aquece, favorecendo o aparecimento de águas-vivas e caravelas nas praias de Santa Catarina.

Apesar da aparência fascinante, essas criaturas possuem toxinas que podem causar queimaduras na pele, tornando necessário o alerta para que as pessoas evitem tocá-las.

As Caravelas são levadas para a praia devido aos ventos e correntes marítimas, sendo um fenômeno natural e comum nesta época do ano.

 

Saiba como proceder em caso de contato

 

Em caso de contato com água-viva, não esfregue ou coce o local, nem utilize água doce para lavar. A indicação é o uso de vinagre.

Nos postos de guarda-vidas as nossas equipes disponibilizam vinagre e poderão avaliar a situação dos casos mais graves, nos quais poderá haver necessidade de encaminhamento hospitalar.

 

 

 

Aplicativo CBMSC Cidadão

O Aplicativo CBMSC Cidadão é outra forma de prevenir e saber, previamente, se a praia escolhida para o lazer apresenta boas condições marítimas e se há incidência de águas-vivas.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo