Sabado, 22/01/2022
Joinville - SC

Campeonato de Robótica Joinvilense premia alunos da Rede Municipal de Ensino

dezembro 3, 2021
Campeonato de Robótica Joinvilense premia alunos da Rede Municipal de Ensino
Compartilhar
Ouvir publicação

O clima era de olimpíadas, mas no meio da torcida o que havia era um robô, e o que estava em jogo era o conhecimento de estudantes de 7º e 8º ano sobre design e programação. Assim foi a primeira edição do Campeonato de Robótica Joinvilense, organizado pela Secretaria de Educação de Joinville nesta sexta-feira (3/12).

Sete equipes de três escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram em busca de três troféus: Desafio do Robô, Design do Robô e Trabalho em Equipe. Ao final da tarde, no entanto, o que importava mesmo era a experiência de ter participado deste momento que, seguindo a tradição dos grandes torneios de robótica, foi embalado por DJ, como se uma grande festa para a tecnologia estivesse acontecendo.

“A gente chegou muito tenso, mas ver o astral que estava aqui dentro nos deixou muito mais confortáveis. Eu nunca imaginei que um dia iria participar de uma competição como essa. Só via vídeos no YouTube e achava muito legal, então quando tive a oportunidade de aprender robótica na escola não pensei duas vezes”, afirmou Daniel Gmoatto, 14 anos, aluno do sétimo ano da Escola Municipal Padre Valente Simioni.

Daniel era um dos integrantes da Robotnics, equipe que recebeu o prêmio na categoria Desafio do Robô. Na categoria Design do Robô, os premiados foram os integrantes da equipe Creators, da Escola Municipal Curt Alvino Monich; e na categoria Trabalho em Equipe, foram os alunos da Escola Municipal Professora Zulma do Rosário Miranda, da equipe Os Robotizados. Os troféus foram criados pelo designer Fábio Basso.

“Os alunos estavam empolgados desde o início, e nas últimas duas semanas quiseram fazer um intensivo para a competição. Além disso, todo o processo partiu deles, desde o design do robô até o cumprimento das missões, cheios de tentativa e erro, até que deu tudo certo”, comemorou a professora maker Gilmara dos Santos, da Escola Municipal Padre Valente Simioni.

Entre as missões que as equipes tinham de cumprir, estava o de fazer com que o robô empurrasse e carregasse objetos e seguisse determinadas rotas, entre outros desafios. Além disso, também foram avaliados na montagem da estrutura e na programação dos robôs. Por fim, os alunos foram avaliados no entrosamento entre os integrantes durante os rounds do torneio.

“Esse momento de campeonato é justamente de entrosamento entre os alunos. Eles ainda conhecem estudantes de outras escolas com o mesmo interesse e podem verificar as estratégias de outras equipes, o que pode ajudá-los em campeonatos futuros. Mas, o que mais queremos, é que eles façam amizade e se divirtam”, explica a professora formadora de robótica da Secretaria de Educação e coordenadora do Campeonato de Robótica Joinvilense, Rosana Carvalho.

Aconteceu em Joinville no Twitter – Clique Aqui 

Block