Sabado, 16/10/2021
Joinville - SC

Câmara Mirim tem nova mesa diretora

julho 28, 2021
Câmara Mirim tem nova mesa diretora
Compartilhar
Ouvir publicação

Na sessão desta semana, a Câmara Mirim definiu a Mesa Diretora para o segundo semestre de 2021. A presidência desta vez caberá a Danúbia Pereira do Carmo, estudante da Escola Municipal Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou, do bairro Jardim Paraíso.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui


Além dela, compõem a Mesa os mirins Ana Carolina da Maia, da Sociedade Educacional Santo Antônio, do bairro Iririú, que vai ocupar o posto de vice-presidente; Pedro Henrique Brizola da Silva – da Escola Municipal Professor Edgar Monteiro Castanheira, do bairro Fátima, que será o primeiro-secretário; e Gisely Aparecida Batista dos Santos, da Escola Municipal Prefeito Nilson Wilson Bender, do bairro Paranaguamirim, que será a segunda-secretária.

Danúbia entrou em fevereiro deste ano no Programa Câmara Mirim. Na sessão de segunda-feira (26), ela leu um poema em referência ao Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho. Pedro Henrique, agora primeiro-secretário, trouxe como tema na palavra livre da sessão o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho e destacou a figura de Tereza de Benguela, “líder quilombola que se tornou rainha resistindo bravamente à escravidão por duas décadas”.

Pedro enfatizou ainda a luta dessas mulheres contra o feminicídio, tema relacionado ao projeto do Mapa das Violências Contra a Mulher em Joinville, cuja minuta foi apresentada pelas vereadoras mirins esta semana às vereadoras Tânia Larson (PSL) e Ana Lucia Martins (PT).
O tema da violência contra a mulher também foi abordado por Ana Carolina da Maia, agora na vice-presidência, que apresentou medidas às quais as mulheres em situação de violência podem recorrer para acionar as autoridades.

Gisely, que assume a segunda-secretaria, agradeceu à Prefeitura pelo atendimento a uma indicação elaborada por ela pedindo melhoria da infraestrutura em sua escola e também parabenizou os avós.

Esta é a terceira mesa diretora desta Legislatura, algo que ocorreu em razão da pandemia de Covid-19. A atual legislatura mirim começou a se reunir em julho do ano passado, tendo as primeiras sessões sendo realizadas de forma virtual. À época, a primeira presidente foi a estudante Ketlyn Golec de Oliveira, da Escola Municipal Abdon Batista, do Petrópolis.

Para que os estudantes do atual grupo não fossem prejudicados pela pandemia, o ex-vereador James Schroeder (PDT) apresentou um projeto de decreto legislativo para estender o mandato dos atuais mirins até este ano. Com as sessões já presenciais, os mirins escolheram uma nova mesa diretora em fevereiro, conduzida por Arthur Hugo Keske, da Escola Municipal Pastor Hans Müller, do bairro Glória.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI

 

Block