Terça, 26/10/2021
Joinville - SC

Câmara de Vereadores faz ações de conscientização no Outubro Rosa

outubro 5, 2021
Câmara de Vereadores faz ações de conscientização no Outubro Rosa
Compartilhar
Ouvir publicação

O prédio da Câmara de Vereadores de Joinville está com iluminação rosa, em alusão ao Outubro Rosa, o mês de conscientização para o controle do câncer de mama. A ação é apenas uma das atividades do Outubro Rosa programadas pela Câmara.

 

 

Nesta quarta-feira (6), às 17h, a Rede Feminina de Combate ao Câncer participará da Tribuna Livre da sessão ordinária para falar sobre a prevenção da doença.

Ainda nas sessões ordinárias, serão apresentados, ao longo do mês, vídeos educativos sobre o tema. O primeiro foi exibido nesta segunda-feira (4). Uma exposição educativa também marcará o mês. A partir do dia 18 de outubro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer fará uma exposição, no hall de entrada da CVJ, sobre o câncer de mama.

Ao longo de todo o mês, a Câmara fará ainda postagens em suas contas oficiais do Facebook e Instagram com informações sobre o câncer de mama. Acompanhe nossas redes sociais. Também foi montado um mural ao lado do Plenarinho da Câmara com informações para conscientização sobre o exame preventivo. Além disso, quem visitar a Câmara no mês de outubro vai receber uma fitinha de cetim na cor rosa. O objetivo é chamar a atenção para a campanha.

O câncer de mama

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil o câncer de mama é o segundo mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Santa Catarina tem uma taxa estimada de 75,24 casos para cada 100 mil mulheres.

Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em quase todas as regiões do Brasil. Santa Catarina tem uma taxa estimada de 17,57 mortes para cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido e outros crescem lentamente. Grande parte dos casos, quando tratados adequadamente e precocemente, apresentam bom prognóstico.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas: nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor (é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher), pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja e pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço. As informações são do Inca.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama. Em Joinville, os exames preventivos de câncer de mama podem ser feitos nas unidades de saúde.

 

Block