Quinta, 27/01/2022
Joinville - SC

Câmara de vereadores de Joinville emite nota sobre acidente na cerimônia de abertura do Natal Cultural

novembro 23, 2021
Câmara de vereadores de Joinville emite nota sobre acidente na cerimônia de abertura do Natal Cultural
Compartilhar
Ouvir publicação

A Câmara de Vereadores de Joinville lamenta o incidente ocorrido na noite desta segunda-feira (22) em frente à Prefeitura, durante a abertura do Natal Cultural, e se solidariza com as vítimas. Felizmente, todas as 33 pessoas socorridas já receberam alta hospitalar e passam bem.

 Esta Casa Legislativa ainda informa que está acompanhando os trabalhos da Prefeitura a respeito do ocorrido. Nesta manhã, inclusive, a maioria dos 19 vereadores participou de reunião emergencial com o prefeito Adriano Silva (Novo). A Prefeitura informou que equipes técnicas estão realizando um estudo estrutural da área, especialmente nas regiões que devem receber atividades natalinas nos próximos dias.

 “Estamos acompanhando e cobrando ações imediatas. Joinville não pode continuar sofrendo as consequências de uma obra mal feita e inacabada como a macrodrenagem do Rio Mathias”, afirma o presidente da CVJ, vereador Maurício Peixer (PL).

 A Câmara de Vereadores aguarda a análise do Instituto Geral de Perícias (IGP) para emitir um posicionamento sobre o ocorrido na abertura do Natal Cultural. Enquanto isso, cobramos da Prefeitura a abertura de uma sindicância para apurar as responsabilidades pelo ocorrido nesta segunda-feira.

No primeiro semestre deste, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) reuniu mais de 60 mil páginas, documentos de uma ampla investigação que os vereadores fizeram sobre os problemas e atrasos nas obras de macrodrenagem do Rio Mathias.

O relatório final da CPI apontou dez pessoas e três empresas por indícios de irregularidades em diversas fases do projeto e da obra, entre os anos de 2012 e 2020. Tudo foi entregue à Prefeitura, ao Tribunal de Contas de Santa Catarina, ao Ministério Público de Santa Catarina e ao Ministério Público Estadual.

O relatório da CPI recomendou à Prefeitura a “contratação de empresa especializada em perícia de obras de engenharia, para elaboração de laudo e parecer técnico, a fim de diagnosticar in loco:

  1. a) se os trechos já executados atendem às disposições do projeto executivo e se atendem aos critérios de segurança da obra;
  2. b) identificar os trechos que ainda não foram concluídos ou que precisam ser refeitos, a fim de providenciar abertura de processo licitatório para a conclusão da obra”.

E após a entrega do relatório, a CVJ tem acompanhado e participado ativamente, junto ao Ministério Público Federal, do esclarecimento dos fatos apontados pela CPI do Rio Mathias. Sempre que demandada, a CVJ auxilia por meio dos documentos que foram levantados durante a CPI.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

Block