Sabado, 28/05/2022
Joinville - SC

Busca por vagas na Rede Municipal de Joinville supera 6 mil novas solicitações

fevereiro 11, 2022
Busca por vagas na Rede Municipal de Joinville supera 6 mil novas solicitações
Compartilhar
Ouvir publicação

A Secretaria de Educação de Joinville recebeu mais de 6 mil novas solicitações de vagas para as Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) entre 1º de janeiro e 9 de fevereiro de 2022. São estudantes que não estavam no sistema da Rede Municipal de Joinville até este ano.

Clique aqui e participe do grupo

de Whatsapp Aconteceu em Joinville

O número é 46% maior do que o registrado no mesmo período em 2020, por exemplo. Nas primeiras cinco semanas daquele ano, foram 4.199 novos cadastros, enquanto em 2022 foram 6.149 novas solicitações – 2.481 para o Ensino Fundamental e o restante (3.668) para a Educação Infantil.

A Secretaria de Educação, por meio das equipes de ensino e estatística, vem realizando adequações para garantir o atendimento, como abertura de novas turmas e monitoramento de desistências. O objetivo é matricular novos alunos preferencialmente em unidades próximas de suas casas.

As ações já adotadas nos últimos meses garantiram uma oferta maior de vagas para este ano letivo na rede municipal. São 1.055 novas vagas no Ensino Fundamental e cerca de 2 mil na Educação Infantil. E o número deve continuar crescendo especialmente por meio de parcerias e convênios.

Vale ressaltar que o processo de matrículas dos alunos recém-cadastrados é feito em parceria com a Rede Estadual de Ensino, que divide com o município a responsabilidade de promover a educação no Ensino Fundamental em Joinville.

“Os alunos que foram cadastrados nos últimos dias e ainda estão sendo matriculados não terão prejuízo na aprendizagem. Eles poderão recuperar os conteúdos por meio dos roteiros formativos e das salas virtuais”, explica o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.

Rede Municipal de Joinville atende acima da média estadual

Hoje, a Rede Municipal atende 69% dos alunos da cidade, a Estadual 15,8% e as escolas outros 15%. O volume atendido pela Rede Municipal de Joinville supera a média das cidades de Santa Catarina, que é de 53% nas escolas municipais, 33% nas estaduais e 13% nas particulares.

“Desde o início de 2021, tivemos um aumento de 2.193 matrículas nas escolas de Ensino Fundamental. Esse número quase equivale ao crescimento de 13 anos, entre 2007 e 2020, quando a Rede Municipal de Joinville recebeu 2.398 alunos novos”, afirma Calegari.

“Somamos a este cenário o fato de que não são inauguradas, nem mesmo projetadas, novas escolas municipais há quase 10 anos. Por isso, estamos mapeando áreas com alta demanda e desenvolvendo projetos de novas unidades para CEIs e Escolas”, acrescenta o secretário.

Ano atípico em 2021

Em janeiro de 2021, também ocorreu aumento de pedidos no início do ano letivo, mas o motivo foi a procura mais baixa do que o habitual por matrículas para crianças de 0 a 3 anos nos CEIs em outubro de 2020, quando começou o processo. A queda de aproximadamente 2 mil solicitações para a faixa etária teve relação com a falta atendimento presencial devido à pandemia da Covid-19.

Então, com o anúncio de retomada do atendimento presencial (em sistema híbrido), em janeiro de 2021, houve reposição das solicitações por vagas para berçário e materna. Assim, entre 1º de janeiro e 9 de fevereiro de 2021, foram 5.422 novos cadastros, sendo 2.857 para atendimento de crianças de até 3 anos.

Block