Quinta, 27/01/2022
Joinville - SC

Bolshoi promove último espetáculo transmitido de forma on-line da temporada

outubro 29, 2021
Bolshoi promove último espetáculo transmitido de forma on-line da temporada
Compartilhar
Ouvir publicação

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil estreia, no dia 31 de outubro, às 19h, no canal do YouTube, o clássico Paquita Grand Pas. Esse espetáculo, que tem apoio da Funarte, será o último transmitido de forma on-line da temporada 2021.

Paquita é um balé romântico, de dois atos produzido pela primeira vez em 1846 na Opéra de Paris, com música de Édouard Deldevez e coreografia de Joseph Mazilier.

Em 1847 foi remontado no Balé Imperial de São Petersburgo por Pierre Frédéric Malevergne e Marius Petipa, em sua estreia russa, na qual participou também como bailarino. Mas foi na remontagem de 1882 que Petipa, com o auxílio de Ludwig Minkus, criou as passagens mais famosas do balé: o Pas de Trois, a Mazurka des Enfants e o Grand Pas Classique.

O balé acontece na Espanha durante a ocupação do exército de Napoleão. Conta a história da jovem cigana, Paquita, nobre de nascimento, porém desconhece o seu passado, pois foi sequestrada por ciganos quando era criança, após o assassinato de seus pais. Paquita conquista o amor do jovem oficial francês Lucien d’Hervilly ao salvar sua vida do chefe cigano Iñigo.

A Escola Bolshoi, apresenta o trecho mais tradicional e dançado pelas companhias do mundo, o Grand Pas. A parte mais clássica e virtuosa do balé, composta pelo entrée, adágio, variações e coda.

A remontagem desse espetáculo, contou com experiência dos professores da Escola Bolshoi. A cenografia retrata o salão de baile de um palácio, com luxuosos lustres. Os figurinos foram confeccionados pela estilista da Escola Bolshoi, Gala Orekova, que buscou inspiração nos trajes da época, volumosos, elegantes e dignos. O link do espetáculo já está disponível: https://www.youtube.com/watch?v=cWzNRMcrd2o

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou e tem transformado vidas de crianças e jovens. A sua missão é formar artistas cidadãos, promovendo e difundindo a arte e educação. Seus 214 alunos, vindos de 21 Estados do Brasil, em sua maioria, provenientes dos extratos menos favorecidos da sociedade, recebem gratuitamente estudo e benefícios que garantem uma formação de excelência, e proporciona um futuro mais digno.

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e pelos chamados “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto através de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo a cultura municipal, estadual e federal.

 

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

Block