Quinta, 23/09/2021
Joinville - SC

Bebê picado por cobra em quintal de casa da avó recebe alta médica

setembro 15, 2021
Bebê picado por cobra em quintal de casa da avó recebe alta médica
Compartilhar
Ouvir publicação

O bebê de 1 ano que picado por um filhote de jararaca, em Blumenau, recebeu alta médica nesta quarta-feira (15). Ele estava em observação na pediatria do Hospital Santo Antônio. A criança agora está com a família.  O Filhote de jararaca foi levado ao hospital junto com o bebê e, no atendimento, a equipe conseguiu identificar a espécie e encontrar o antídoto.

 

Animal é venenoso e foi morto por vizinho da criança picada — Foto: Hospital Santo Antônio Blumenau/Divulgação

O caso foi registrado na segunda-feira (13). Paulo Henrique de Almeida Machado afirmou que o filho brincava no quintal da casa da avó no final da tarde quando ocorreu o acidente. O menino corria atrás de uma bola e começou a gritar e a chorar quando foi picado.

Um vizinho encontrou a cobra perto do bebê, a matou, colocou o animal em um pote e a família levou até a unidade de saúde. Com o filhote de jararaca identificado, a equipe prestou o atendimento com o soro antiveneno para a picada.

Picada de cobra: sintomas e o que fazer

  1. Até chegar ao hospital ou até a chegada da ajuda médica, o que se deve fazer para melhorar as chances de salvamento são:
  2. Lavar o local com água e sabão, para limpar a ferida e impedir a entrada de mais veneno ou micro-organismos;
  3. Amarrar um pedaço de tecido alguns centímetros acima do local da picada de cobra. No entanto, não se deve amarrar muito apertado porque pode causar maiores complicações, e se já passou mais de meia hora da picada da cobra, não se deve amarrar.

O que não fazer após a picada

Existem várias crenças populares sobre o que fazer após uma picada de cobra, no entanto, é desaconselhado:

  • Tentar sugar o veneno para fora da picada;
  • Fazer um torniquete apertado;
  • Cortar o local da picada;

Além disso, também não se deve aplicar qualquer tipo de mistura caseiras sobre a picada, pois além de não existir comprovação científica, pode acabar causando uma infecção do local.

 

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

Block