Quinta, 02/12/2021
Joinville - SC

Bebê morre com suspeita de engasgamento por leite em Joinville

novembro 9, 2021
Bebê morre com suspeita de engasgamento por leite em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

Um bebê de três meses morreu na tarde desta terça-feira (09) por asfixia com leite materno, no bairro Aventureiro. No local, os socorristas iniciaram o procedimento de reanimação.

Equipes dos Bombeiros Voluntários e do SAMU foram acionados por volta das 13h15 para atender a ocorrência de obstrução das vias aéreas por corpos estranhos (ovace) na rua Araraquara.

Após tentar reanimar a criança por mais de 30 minutos, os socorristas conduziram o bebê ao Pronto-atendimento Leste, no bairro Aventureiro, onde infelizmente, foi constatado o óbito.  O corpo do menino foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Joinville para confirmar a causa da morte. Ainda não há informações a respeito do sepultamento.

A prefeitura de Joinville emitiu uma comunicado

A Secretaria de Saúde de Joinville informa que por volta das 13h45 desta terça-feira (9/11), um bebê com aproximadamente três meses foi levado até a UPA Leste pelo serviço de emergência dos Bombeiros Voluntários. Uma equipe do SAMU também se deslocou até a UPA Leste para auxiliar nos procedimentos de reanimação. O médico pediatra que estava de plantão na UPA Leste realizou o atendimento, mas infelizmente o bebê não resistiu e o óbito foi confirmado.

O que fazer para que a criança não se engasgue?

O site especializado prevenir em casa, traz uma série de informações que são úteis, principalmente para as mães de primeira viagem. São dicas que podem salvar a vida dos bebês.

As dicas são as seguintes:

– Colocar a criança em uma boa posição, nem tão deitada e nem tão em pé. Havendo conforto e facilidade para a mamãe e o bebê na mamada.

– É importante salientar que em todas as posições a criança precisa estar com o nariz livre e a boca se movimentando bem durante a sucção (como a boca de um peixinho).

– O queixo da criança deve tocar na mama.

– A barriga do bebê preferencialmente deve tocar a barriga da mãe.

– Você verá a barriga se movimentando e ouvirá o barulho da criança engolindo o leite.

– A criança pega a totalidade da aréola do peito, não somente o bico.

O que fazer quando o bebê se engasgar com leite?

A imagem abaixo, divulgada pelo site, mostra dicas importantes de procedimento nos momentos de aflição

Os tapinhas nas costas devem ser leves, ajudando a desobstruir as vias aéreas. Em pouco tempo seu filho voltará ao normal e não apresentará mais dificuldades para respirar.  Em casos de emergência disque 192 ou 193, certamente haverá alguém que poderá prestar preciosa ajuda.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

Block