Sexta, 30/07/2021
Joinville

Barco de pesqueiro é apreendido com 844 quilos de cocaína no Litoral Norte

julho 21, 2021
Barco de pesqueiro é apreendido com 844 quilos de cocaína no Litoral Norte
Compartilhar
Ouvir publicação

A polícia Federal de Itajaí, apreendeu na manhã hoje, 844 quilos de cocaína no barco pesqueiro Golfo Pesca V, Caixa d’ Aço, em Porto Belo. A droga estava escondida em meio das redes de pesca.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

A apreensão aconteceu durante uma ação de fiscalização ambiental, que identificou que um barco de pesca navegava no través de Itapema com o equipamento rastreador do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS) desligado.

Considerando que se tratava de barco cerqueiro de cardume e se encontrava à beira da praia, em atitude típica de pesca ilegal, foi dada ordem à embarcação que parasse. Após praticar manobras evasivas e não atender comando de parada, os policiais federais realizaram abordagem e, durante a realização de buscas, localizaram diversas sacolas com tabletes de cocaína escondidas em meio às redes.

O barco foi entregue para o  Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), da polícia Federal de Santa e atracado no píer turístico de Itajaí.

Toda a tripulação, num total de oito pessoas, recebeu voz de prisão e em seguida foi conduzida para a sede da Delegacia da Polícia Federal em Itajaí, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. Todos foram indiciados pelo crime de tráfico de entorpecentes, apenado com reclusão de 5 a 15 anos.

O pesqueiro Gol Pesca V tem histórico de pesca ilegal, com autuação em fevereiro de 2017. O registro geral da Atividade Pesqueira (RGP) aponta que a embarcação é do Rio de Janeiro e está em nome do armador J.R.S.M.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI

Segunda apreensão em barcos de pesca

Essa é segunda apreensão de cocaína em barcos de pesca, no mês de julho, na região. No dia 3 de julho, a PF apreendeu três toneladas de cocaína escondidas em bolsas estanques no meio de 40 toneladas de gelo no porão do pesqueiro Coroa.

Sete pessoas que estavam na embarcação, que iria pra África do Sul, foram presas. Quatro delas eram de Anchieta, que fica no litoral do Espírito Santo. Os sete presos foram levados para o presídio da Canhanduba, em Itajaí, onde seguem à disposição da justiça.  A PF ainda não informou se há relação entre as duas apreensões.

Participe das PROMOÇÕES do AJ no You Tube – Clique aqui e se inscreva

Block