Segunda, 16/05/2022
Joinville - SC

Banhistas encontram espuma densa na praia central de Balneário Camboriú

fevereiro 28, 2022
Banhistas encontram espuma densa na praia central de Balneário Camboriú
Compartilhar
Ouvir publicação

Balneário Camboriú – Uma espuma densa foi vista por banhistas na praia central de Balneário Camboriú, na manhã desta segunda-feira (28).

A situação está sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, a princípio, credita o fenômeno a uma provável explosão na reprodução de algas em alto-mar.

​Segundo a secretária, Maria Heloísa Lenzi, a proliferação das algas – e a consequente espuma na praia – seriam processos naturais decorrentes do calor e do período de alta insolação. Ela informou que as algas não são tóxicas, mas a espuma produzida por elas pode oferecer algum risco de contaminação, especialmente se houver cheiro forte.

“Os relatos informam que não há odor forte, mas o banho e mesmo a utilização de alimentos provenientes destas águas (onde há espuma) não é recomendável. O risco de contaminação (dos alimentos) aumenta”, explica.

A Secretaria do Meio Ambiente descarta relação entre o fenômeno e o recente alargamento da faixa de areia, que empurrou o mar e alterou a dinâmica das correntes marítimas da orla. As informações são do NSC Total.

 

Espuma estava espalhava pela praia central (Fotos: Divulgação/NSC Total)

 

Segundo a prefeitura, o aparecimento dessa formação é normal e ocorre pela ação das ondas do mar. Isso pode acontecer tanto em praias que passaram por obras na faixa de areia como em locais que não foram alterados.

Além disso, segundo a secretária, esses desníveis aparecem apenas na faixa de areia e não no mar. Por isso, não há risco para os banhistas.

 

Block