Sabado, 25/09/2021
Joinville - SC

Balneário Camboriú triplica faixa de areia

setembro 2, 2021
Balneário Camboriú triplica faixa de areia
Compartilhar
Ouvir publicação

Os trabalhos de alargamento da faixa da areia da praia central em Balneário Camboriú devem seguir até novembro e chamam a atenção dos moradores diante da complexidade e da amplitude.  A obra de recuperação da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú é desejada há décadas pela cidade e aumentará a orla, dos atuais 25 metros, em média, para 70 metros.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

 

As primeiras imagens da obra, iniciada no domingo (22), já mostram uma expansão considerável do trecho central da praia. A areia nova começou a chegar na praia vinda da draga Galileo Galilei, um moderno e gigantesco navio com capacidade de carga de 18 mil metros cúbicos por viagem, operado por uma tripulação especializada de 28 homens a bordo.

“É uma obra de engenharia hidráulica não muito comum no nosso país, mas a nível mundial é bem recorrente, até porque existem eventos externos em outros países que não temos aqui”, explicou o Rubens Spernau, um dos engenheiros que acompanham a obra.

Na praia, homens e máquinas fazem o trabalho de espalhar a areia nova, que, no primeiro momento será escura, mas a medida que vai secando terá tonalidade natural. A recuperação da orla está sendo feita neste primeiro momento em direção à Barra Sul. Quando completar este lado, toda tubulação utilizada na praia será removida e começará o preenchimento em direção ao Centro até a altura da Rua 2200.

Quando o preenchimento chegar na altura da Rua 2200, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante da Rua 2200, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia.

Essa remoção da ponta da tubulação principal da 3700 até a 2200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápida e facilmente até o Pontal Norte. A previsão para término desta obra de preenchimento é novembro deste ano.

A obra de alargamento da faixa de areia da principal praia de Balneário Camboriú, a Praia Central, deve ir até novembro – @renato_portobelodrone

Block