Quarta, 28/07/2021
Joinville

Baleia-jubarte encontrada morta em Itapoá tinha lixo plástico no estômago

julho 13, 2021
Baleia-jubarte encontrada morta em Itapoá tinha lixo plástico no estômago
Compartilhar
Ouvir publicação

A baleia-jubarte encontrada morta no final de semana, em Itapoá tinha lixo plástico no estômago, era um macho e media 8 metros e 81 centímetros. O animal foi encontrado encalhado próximo da Barra do Saí.

 

O Projeto de Monitoramento de Praias BS/Univille, que monitora os animais marinhos na região, foi acionado no sábado (10), quando o animal foi visto próximo à costa da Barra do Saí. Já no domingo (11), a equipe se deslocou até o local para necropsia.

Segundo a médica veterinária Giulia Gaglianone Lemos, baleia-jubarte de 8,81 m estava magra e com várias marcas de interação com utensílios de pesca pelo corpo, nadadeiras e mandíbula. Além disso, o animal também tinha lixo plástico no estômago.

O conteúdo do trato gastrointestinal foi coletado para análise. Já uma das nadadeiras peitorais e a barbatana foram retiradas para a coleção científica do acervo da região.

A baleia foi enterrada na praia onde foi encontrada, conforme protocolos. Este foi o segundo encalhe de baleia-jubarte nesta temporada em Itapoá e o quinto em todo o Litoral Norte.  ndmais

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI

Não é permitido replicar o conteúdo desse site.