Quarta, 27/10/2021
Joinville - SC

Baleia jubarte é encontrada morta com marcas de rede de pesca em Itapoá

julho 28, 2021
Baleia jubarte é encontrada morta com marcas de rede de pesca em Itapoá
Compartilhar
Ouvir publicação

Uma baleia jubarte foi encontrada sem vida na manhã deste domingo (25), em Itapoá, no litoral Norte Catarinense. De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias BS/Univille, que acompanha os animais marinhos na área, este foi 30ª encalhe de jubarte em Santa Catarina da temporada.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Uma equipe de necropsia se deslocou da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em São Francisco do Sul para o município de Itapoá, para a realização do procedimento na praia. A jubarte (um macho, medindo 8 metros de comprimento) estava em avançado estágio de decomposição, amostras de pele, músculo e gordura foram coletados para análise de conteúdo.
O animal apresentava marcas de emalhe em rede de pesca nas nadadeiras peitorais, no pedúnculo caudal e ainda fragmentos de rede presos à barbatana (cerdas de queratina presente na boca).
A carcaça foi enterrada na praia onde ocorreu o encalhe, conforme orientações do Protocolo de Conduta para Encalhe de Mamíferos Aquáticos. Nessa operação, o PMP-BS/Univille contou com a parceria e apoio logístico da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, através da secretária Stéfanie Castilho de Aguiar e da Secretaria de Meio ambiente de Itapoá, através do secretário Rafael Brito Silveira .

Block