Últimas notícias
Home » Mariana Woj » Artista Peruano José H. Perea Pascual expõe em Joinville
    

Artista Peruano José H. Perea Pascual expõe em Joinville

Um dos mais premiados artistas plásticos latino-americano, com mais de 50 prêmios ao longo de sua existência, o peruano José Higinio Perea Pascual, 82 anos, retrata em sua obra ingredientes básicos para a existência humana, interpretados a partir da influência de escolas cuzquenhas, onde se desenvolveu até a adolescência. Hoje, ele é conhecido pela qualidade impressionante e mistura de materiais em suas obras em todo o mundo.




Já expôs em países como Japão, Estados Unidos, Itália, Canadá, México, Suécia, Alemanha, Argentina, África do Sul, Holanda e diversas cidades brasileiras. Além disso, mais de 100 obras suas estão também no Vaticano, após uma encomenda feita pelo Papa Francisco. Em dezembro, ele segue com uma exposição no Garten Shopping com 24 obras.

Perea trabalha com resina especial, pó de ouro, de diamante e o carvão. A mistura de materiais faz com que suas pinturas se tornem únicas e objetos de desejo.  Seus quadros, evocando na maioria os Andes e a população cuzquenha, estão espalhados pelas melhores galerias e museus do mundo, como o do Palácio Royal de Holanda, Palácio Municipal de Milão, Museu de Arte de Estocolmo, Prefeitura de Hishinomiya (Japão), Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, Odebrecht e as coleções particulares como a do arquiteto Aldo Barbiere, Breno Caldas, Roberto Marinho, Mendes Ribeiro, do ex-presidente Ernesto Geisel, entre outros.

Sobre o artista

Nascido em Lima, no Peru, José Higino Perea Pascual iniciou sua trajetória fazendo artesanato em cobre, madeira e couro. Aprimorou seus estudos no desenho, pintura, escultura, tapeçaria e pirogravura, arremessando-se profissionalmente no design de móveis, quando teve a oportunidade de aperfeiçoar-se em Milão. Para ele, o choque cultural sentido através do contato com escolas clássicas europeias, mais conservadoras, foi fundamental para a criação dos estilos próprios, baseados nas formas livres da arte cuzquenha.

Agende-se

O quê: Exposição José Higinio Perea Pascual

Quando: Durante todo mês de dezembro

Onde: Garten Shopping

Quanto: Entrada Livre




Facebook Comments

About Mariana Woj

Mariana Woj
Mariana Woj é jornalista, editora da Revista Babies e atua na área de comunicação há mais de dez anos, com passagens por renomadas revistas, empresas e eventos da cidade. Tem formação no IELUSC e especialização em Relações Públicas, pela Sustentare.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville