Sexta, 27/05/2022
Joinville - SC

Araquari confirma dois casos autóctones de dengue

maio 5, 2022
Araquari confirma dois casos autóctones de dengue
Compartilhar
Ouvir publicação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou dois casos autóctones de dengue de 2022 em Araquari. Caso autóctone é quando a doença é contraída dentro do próprio município. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 5 de maio, e ainda trouxe que o município já contabiliza 398 focos positivos de dengue.

 

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Lucas Brojan, os pacientes são um homem de 39 anos e uma mulher de 42. “Com a confirmação desses dois casos, frisamos mais uma vez que a população tome os devidos cuidados para prevenir o surgimento de criadouros do mosquito da dengue”, conta.

Os sintomas mais comuns da doença são: febre, dor de cabeça, no corpo e nos olhos, e cansaço. O mosquito Aedes Aegypti também transmite outras doenças como a Chikungunya, o Zyka Vírus e a Febre Amarela.

De acordo com Lucas, a Vigilância em Saúde está realizando a aplicação de inseticida em várias regiões do município. A primeira etapa com o uso do veneno foi feita no dia 20 de abril, em dois pontos do bairro Itinga.

Como prevenir a dengue? 5 cuidados que você deve ter:

1.    Atente-se aos vasos de plantas
2.    Livre-se de objetos que acumulam água
3.    Armazene garrafas da forma correta – com a boca para baixo
4.    Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água
5.    Higienize recipientes que armazenam água

 

 

 

Block