Sexta, 19/08/2022
Joinville - SC

Após quatro anos, está de volta do Festival de Ópera de Joinville.

julho 21, 2022
Após quatro anos, está de volta do Festival de Ópera de Joinville.
Compartilhar
Ouvir publicação

Quatro anos depois, o Festival de Ópera de Joinville voltará a ser realizado na Sociedade Harmonia-Lyra. Em sua terceira edição, o evento acontecerá entre os dias 14 e 26 de agosto, trazendo cantores líricos de várias partes do país que interpretarão obras mais leves e divertidas. A programação, que ainda abrirá as portas da música erudita para alunos de Joinville, ofertará ingressos gratuitos e pagos, já disponíveis na secretaria da Harmonia-Lyra e pela internet.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

O 3º Festival de Ópera de Joinville começa no dia 14 com um concerto dedicado à obra de Mozart e em homenagem aos 92 anos de inauguração do teatro da Sociedade Harmonia-Lyra. Os protagonistas serão o pianista Matheus Alborghetti e os cantores líricos Sávio Sperandio – considerado o maior baixo do Brasil -, Giovanni Tristacci (tenor), Carla Domingues (soprano), Ester Martins (soprano) e o barítono joinvilense Douglas Hahn, também diretor artístico do evento.

Este concerto será reprisado no dia 18. Ambos têm ingressos solidários e limitados, que podem ser retirados na secretaria da Harmonia-Lyra mediante a entrega de 2kg de alimento ou caixas de leite, que serão doados ao Lar Abdon Batista.

Já nos dias 24 e 26, com ingressos à venda pelo site www.eticketcenter.com.br e na secretaria da Lyra, acontece a apresentação da montagem local de “Don Pasquale”, ópera bufa escrita pelo italiano Gaetano Donizetti e cuja estreia data de 1843. Os cantores Sávio Sperandio, Giovanni Tristacci, Carla Domingues, Douglas Hahn e Luan Cavalleri interpretam a história de um velho rico e celibatário que cria uma grande confusão ao deserdar o sobrinho por querer casar com uma jovem pobre e buscar uma noiva para si. A regência da orquestra acompanhante será do maestro André dos Santos (SP), que já regeu óperas na América do Sul e na Europa.

“A pandemia foi um momento dramático para todo mundo. Então achamos que nesta retomada das nossas produções de música lírica tínhamos que contribuir para trazer leveza e alegria para o ambiente. Assim, as peças que escolhemos têm caráter cômico, ou bufo. O próprio Mozart era bastante irreverente e alegre”, explica o presidente da Lyra, Álvaro Cauduro. Segundo ele, todas as obras da programação serão legendadas em um painel de led, para melhor compreensão da platéia.

Outros eventos

Um outro público que terá acesso ao mundo da ópera é o dos estudantes joinvilenses. O festival abrirá as portas da Harmonia-Lyra para que cerca de 800 deles assistam ao ensaio de “Don Pasquale” nas tardes dos dias 22 (para alunos da rede municipal) e 25 (para a escola militar e rede privada). Antes, os professores receberão material didático específico para preparar os jovens em sala de aula.
Mas, antes ainda, no dia 30 de julho, o Circolo Italiano de Joinville receberá o pré-lançamento do Festival de Ópera. Além de exposição sobre o gênero, um recital reunirá o pianista Matheus Alborghetti, o barítono Douglas Hahn e seus alunos de canto. A entrada é gratuita.

“Fico muito feliz que neste festival eu tenho meus pupilos trabalhando comigo”, comemora Douglas, citando os cantores Luan Cavalleri e Ester Martins. Para ele, o evento é uma grande oportunidade para os talentos locais mostrarem serviço e para o público joinvilense assistir a artistas renomados inseridos numa produção profissional. “Como artista e cidadão joinvilense, fico muito feliz de oportunizar essa volta do canto lírico a minha cidade. Que as pessoas possam conhecer o meu trabalho e prestigiar uma ópera, que normalmente só é realizada nos grandes centros”.

Serviço

O quê: 3º Festival de Ópera de Joinville

Pré-lançamento
Quando: 30 de julho, às 19h30.
Onde: Circolo Italiano de Joinville, rua Profa. Senhorinha Soares, 62, Anita Garibaldi.
Quanto: Gratuito.

Concerto em homenagem aos 92 anos do teatro da Sociedade Harmonia-Lyra
Quando: 14 de agosto, às 17h, e 18 de agosto, às 20h.
Onde: Sociedade Harmonia-Lyra, rua 15 de Novembro, 485, Centro.
Quanto: Gratuito, mediante entrega de 2kg de alimento ou leite, na secretaria do clube, de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Ópera ‘Don Pasquale”
Quando: 24 e 26 de agosto, às 20h.
Onde: Sociedade Harmonia-Lyra, rua 15 de Novembro, 485, Centro.
Quanto: a partir de R$ 30,00, no site www.eticketcenter.com.br e na secretaria do clube.

 

Block