Últimas notícias
Home » Joinville » Antigo prédio da escola Germano Timm passa a abrigar ações ligadas à arte

Antigo prédio da escola Germano Timm passa a abrigar ações ligadas à arte

Junto com a programação do 36º Festival de Dança de Joinville começam as atividades do Saltare Centro de Dança, na terça-feira (17). O espaço estará de portas abertas e sediará algumas das atividades do evento, como cursos, ensaios e lançamentos.



No entanto, a programação do Centro continua mesmo após o Festival. O objetivo é que ele funcione como espaço para cursos de dança, ensaios de grupos, incubadora para professores que querem abrir suas escolas, exposições de dança e disponibilização do acervo para consulta sobre a história do Festival de Dança de Joinville. Além disso, contará com uma cafeteria e loja multimarcas.

A escolha do nome Saltare para o Centro de Dança foi feita a partir de uma campanha online. Na língua latina, Saltaresignifica dançar, movimentar o corpo de forma rítmica.

Sobre o espaço

Patrimônio Histórico da cidade, o antigo prédio da Escola Professor Germano Timm estava desocupado há 12 anos. Foi em dezembro de 2017 que o cenário começou a mudar. O Governo do Estado de Santa Catarina assinou um termo de permissão de uso do imóvel ao Instituto Festival de Dança.

A limpeza do espaço começou em março de 2018. Em cerca de quatro meses, todo o prédio foi reformado e transformado no Saltare Centro de Dança. Sob orientação do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural de Joinville, o projeto de recuperação foi elaborado com cuidado para que não descaracterizasse o modelo antigo.

Grande parte dos materiais foi reaproveitada e recuperada, como as portas, telhas e assoalho. No caso das janelas, 100% das estruturas foram reutilizadas, somente os vidros substituídos por novos. O espaço do antigo Germano Timm é construído principalmente de memórias. O responsável pela fabricação das janelas da escola, em sua última reforma, é o mesmo que construiu a rampa de acessibilidade do Centro.

Financiamento Coletivo

O Instituto Festival de Dança de Joinville (IFDJ) é uma instituição sem fins lucrativos, portanto, tudo o que é recebido através de patrocínios é usado unicamente para a organização do Festival de Dança de Joinville. Desta forma, a construção do Saltare Centro de Dança, apesar de ser uma iniciativa do IFDJ, depende da ajuda de toda a população.

Com cotas de R$ 200 a R$ 5.000, qualquer pessoa física ou jurídica pode ajudar na revitalização desse espaço e contribuir com a cultura do país. Quem é de fora de Joinville também pode contribuir com a causa. As doações são feitas diretamente pela internet, seja por boleto ou cartão de crédito.

Além das contribuições em dinheiro, algumas doações de equipamentos e produtos para a obra também estão sendo realizadas. Foi o caso da Docol, fábrica joinvilense de materiais hidráulicos, que doou os metais economizadores de água com fechamento automático, registros e outras peças que serão usados nos banheiros e na copa.

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville