quarta-feira,

01/05/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Alunos de Escola Municipal de Joinville participam de evento nos Estados Unidos

A equipe Los Valentitos, composta por alunos da Escola Municipal Padre Valente Simioni, de Joinville, inicia a participação no World Festival, da First Lego League, nesta quinta-feira (18), em Houston, nos Estados Unidos.

Os estudantes, com idade de 8 a 10 anos, são os únicos representantes brasileiros na categoria Explore no evento internacional.

Os alunos chegaram aos Estados Unidos no último domingo (14/4) e aproveitaram os dois primeiros dias de viagem para visitas pedagógicas em museus e no centro espacial da Nasa.

Nesta quarta-feira, passaram o dia no local do evento para deixar tudo pronto para a exposição do projeto.

“Estamos muito empolgados porque a participação no evento representa um grande reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas crianças.

Também é um incentivo para que continuem buscando soluções inovadoras para os desafios do mundo real”, conta a professora integradora de mídias e metodologias, Gilmara dos Santos, que acompanha os alunos nos EUA.

Projetos desenvolveram soluções inovadoras

Os estudantes ganharam a vaga para o World Festival com um projeto em que desenvolveram soluções inovadoras para levar energia renovável para localidades de Joinville.

Eles pesquisaram sobre as necessidades da comunidade da Vigorelli e como poderiam fornecer energia limpa e sustentável. O trabalho foi desenvolvido antes da Prefeitura de Joinville começar a revitalização da região.

Uma das soluções foi a proposta de instalação de uma roda d’água para geração de energia para a comunidade, enquanto a outra ideia sugere a utilização de placas solares para gerar energia limpa e renovável aos moradores.

O projeto foi reconhecido na etapa nacional da First Lego League, em que conquistou o primeiro lugar na categoria “Projeto de Inovação”, em 2023.

Para a etapa internacional, em que o tema aborda a junção de arte e tecnologia, a equipe desenvolveu uma nova solução.

O projeto tem a proposta de viabilizar, de forma online, todas as apresentações da escola, fazendo com que qualquer pessoa possa acompanhar a partir de um equipamento eletrônico. A ideia surgiu após visita das crianças à Escola do Teatro Bolshoi.

Viagem aos Estados Unidos

Para viabilizar a viagem aos EUA, a equipe fez uma vaquinha online por meio da Associação de Pais e Professores (APP) da escola e arrecadou R$ 120 mil. Os recursos foram usados para a compra de passagens e hospedagem da equipe Los Valentitos.

A equipe contou com o apoio de doações de pessoas físicas e também das empresas: 1º Tabelionato de Notas, Água Mineral Vila Nova, Art e Ideia Comunicação Visual, Carla Merkle Corretora de Imóveis, Charles Wicz – Economista Sincero, Coderickr, ECT Espaço de Ciência e Tecnologia, Edital Painéis e Outdoors, Educacional – Ecossistema de tecnologia e inovação, Evolução, Instituto Khrona, Join.Valle, Kminski Aportes, Level Garden, Loja da Bia, Pichau, Posto Glória, RoboterSys, Santa Fé Corretora de Seguros e UFSC.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo